sexta-feira, janeiro 30, 2009

SANTO AMADOR - terra alentejana

.
SANTO AMADOR É UMA
FREGUESIA DO CONCELHO
DE MOURA.


IGREJA DE SANTO AMADOR

Concelho - Moura
Área - 72,63 km²
População - 456 habitantes
Densidade - 6,3 hab/km²


Situada a 12 km de Moura, sendo atravessada por 2 pequenas ribeiras, Ardila e Toutalga, que desaguam no Rio Guadiana. Ainda compõem a Freguesia os seguintes lugares e lugarejos: Courelas da Crujeira, Monte Limpo e Santo Amador.

História

Santo Amador nasceu, tal como muitas localidades no Alentejo, devido a pequenos grupos de trabalhadores sazonais que se concentravam perto de uma das propriedades para a qual trabalhavam.

O nome, Santo Amador, surgiu devido a um sentimento religioso que atribuía às localidades, por vontade dos habitantes, o nome do Santo Padroeiro, neste caso Santo Amador. Sem qualquer alteração para o seu topónimo, foi recentemente descoberto pela Igreja que a imagem do santo venerado pelos habitantes de Santo Amador, não era o próprio, mas sim Santo Evaristo.

Com 456 habitantes Santo Amador é a freguesia com menos população do concelho.
À semelhança do restante concelho a economia baseia-se particularmente na agricultura, em especial na produção de cereais, e no comércio, do qual faz parte o artesanato de onde se destacam as cadeiras de buinho, os cestos de verga, a pintura alentejana e a latoaria em peças ornamentais.

De visita por terras de Santo Amador pode ver-se a Igreja Paroquial que data do séc. XVIII, embora o início da sua construção remonte os finais do séc. XVI, construída a tijolo e taipa tornam-na um monumento muito regional, o núcleo Museológico do Rio Ardila, o Porto de Santo Amador, os Moinhos do Rio Ardila e a gruta natural – Rocha Fria.

Santo Amador encontra-se equipada com a Casa do Povo de Santo Amador, a Escola Primária de Santo Amador, o Posto de Saúde, o Centro Cultural de Santo Amador, a Casa Mortuária, a ADASA – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental de Santo Amador e com a Extensão do Centro Social e Comunitário de Safara (IPSS).

No que toca a lazer encontra-se em Santo Amador a Associação de Caça, Pesca e Tiro da Freguesia de Santo Amador, Grupo Coral de Cantares Alentejanos e Grupo Desportivo de Santo Amador.

Quanto a tradições vive-se em Santo Amador a Festa em Honra de Santo Amador no primeiro fim-de-semana de Agosto, as Festas Tradicionais da Pinha e os Mastros de São João e o Mercado realizado quinzenalmente.

Agradeço ao amigo LUIS MOISÃO da Alma Alentejana me ter desperto para esta terra alentejana