quarta-feira, maio 27, 2009

O FEIJÓ GANHOU UMA BIBLIOTECA

.ALMADA É DOS CONCELHOS PORTUGUESES
O MAIS ALENTEJANO, A SEGUIR A BEJA,
EVORA E PORTALEGRE.

Aqui existe uma fortissima comuidade de alentejanos e seus descendentes ,já em terceira e quarta gerações.,que deixaram a sua forte marca nos costumes das gentes deste concelho.

Feijó é a mais nova freguesia do concelho de Almada, fundada há apenas 16 anos, e foi também o berço do nosso blogue.
Domingo passado, inaugurou-se no Feijó um Centro Cívico de grande dimensão, onde se salienta uma Biblioteca que foi baptizada com o nome de José Saramago.

Não podia faltar à cerimónia, e aproveito para dedicar esta pequena crónica ao Paulo Marques da Biblioteca Manuel da Fonseca, de Castro Verde, e a todos os seus colegas, que tão bem me têm tratado desde que a frequento, e onde tenho editado o nosso blogue muitas vezes.

Sei que o Paulo, que divide o seu coração entre Almada, Castro Verde e Entradas, cá gostaria de ter estado neste dia de festa.

As instalações agora inauguradas não se esgotam no edificio da Biblioteca, antes compõem com o Edificio do Poder local, Junta de Freguesia ,Centro Cóvico e uma Praça que se pode vêr na imagem, e que significa a criação de uma nova centralidade para esta zona da freguesia do Feijó.

A PRAÇA, NOVA CENTRALIDADE DO FEIJÓ

Depois de uma cerimónia formal na dita Prça, onde as figuras principais que puseram

de pé este projecto o explicaram e defenderam, todos adentrános o complexo da Biblioteca, percorrendo andar por andar e constatámos a excelência das instalações



SALA DESTINADA AOS JOVENS



que muito vem enriquecer a cultura deste concelho tão alentejano.

COM UMA ZONA DE ACESSO À NET