segunda-feira, maio 04, 2009

QUINZENA CULTURAL - 3 MATERIAIS SOBRE CASTRO VERDE

.
A QUINZENA CULTURAL TEVE
ONTEM O SEU TERMO COM O
CONCERTO DE ENCERRAMENTO.

AQUI NO TEU BLOGUE VAI
NO ENTANTO CONTINUAR,
POIS, HÁ AINDA MUITO
MATERIAL CAPTADO E
EM FASE DE PÓS PRODU-
ÇÃO A SER TRABALHADO
PARA AQUI APRESENTAR


Hoje vou lembrar a apresentação, no Forum Municipal ,no âmbito do Programa da Quinzena Cultural, do evento "3 MATERIAIS SOBRE CASTRO VERDE", todos eles dedicados à menória do Concelho, como alavanca para o futuro.

O primeiro "material" apresentado foi um livrinho muito especial de autoria de Joaquim Boiça e Rui Mateus, que nos dá uma visão muito completa e de fácil consulta , sobre o Ceoncelho de Castro Verde.

"Quantas vezes nos perguntamos qual
será a história de um determinado
local ou edificio"

A edição muita atrativa, muito cuidada, de qualidade acima da média, é da Região de Turismo Planície Dourada, e será, estou certo,um excelente instrumento para, quer o turista,quer até residentes, se informarem e informarem sobre a sua terra.

Outro dos materiais apresentados e que a mim me agradou especialmente, foi uma colectânea de postais, eu diria, de fotos antigas com história, captadas ao longo de mais de uma década, pela objectiva de Maria Vitória Nobre Conceição, uma fotógrafa, que como ela mesmo afirmou nas palavras que proferiu, ter de certo modo ousado penetrar numa actividade que na época era quase exclusivamente do domínio masculino.

A projeção das imagens no ecran do Forum provocaram alguma emoção na sala, pois muitos dos presentes estariam ali a vêr as ruas,largos e praças da sua vila que desconheciam, tão diferentes agora estão.


Sou um grande aficionado deste tipo de abordagem, que só por si mexe com a história de um povo, de uma localidade.

Por fim, tivémos no ecran do Forum a passagem do filme "Castro Verde, terra de futuro", realizado pelo castrense José Luis Jones, produto de grande qualidade, que durante 20 minutos nos contou a história do Concelho de Castro Verde,desde os seus principios, até à actualidade.




Falou-nos do passado, mas também do seu futuro, do que foi criado pela vontade e engenho dos castrenses, no domínio ambiental, cultural e turistico.

Há imagens de cortar a respiração de tão belas e tão bem abordadas.

Pedro Mestre, autor da música, esteve presente e tocou como só ele sabe tocar na sua viola campaniça, o tema que enquadra o filme.


Quem visionar este trabalho ficará decerto com vontade de cá vir e vêr ao vivo, acredito.