quarta-feira, maio 06, 2009

QUINZENA CULTURAL DE CASTRO VERDE - 14º.ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL MANUEL DA FONSECA

.
INTEGRADO NO PROGRAMA DA QUINZENA CULTURAL
CELEBROU-SE O 14ºANIVERSÁRIO DA BILBLIOTECA
MANUEL DA FONSECA DE CASTRO VERDE.


O dia foi todo dedicado à Biblioteca e ao seu pessoal, que aproveito para daqui enviar uns parabéns especiais do nosso blogue, pois muitos dos posts que têm sido aqui publicados , foram-no, utilizando a net nas suas instalações.
Desde a primeira hora tenho sido muito bem recebido por todos.Bem hajam.

O primeiro evento da noite foi a apresentação dos livros "Os meninos da jamba" e "Serviço de urgência" de Conceição Queiroz ,com a presença da autora.


Conceição Queiroz nasceu em Moçambique tendo iniciado a sua carreira de jornalista no "Semanário", tendo tido uma incursão na rádio, no Radio Clube Português e mais tarde na Televisão, primeiro como directora de Informação da Televisão nde Cabo Verde, depois, no Departamento de Informação da TVI onde fez parte da equipa da Grande Reportagem


Não conhecia pessoalmente Conceição Queiroz, fiquei muito agradado pela simpatia e desenvoltura como apresentou as suas obras e da maneira apaixonada como lembrou as peripécias por que passou, quer em Angola , aquando da sua pesquisa na Jamba para fazer para a TVI um programa sobre os meninos da Jamba, e que depois deu origem, também a este livro, como também da sua vivência nos hospitais, experiência essa a dar origem, não só ao programa televisivo ,mas também ,ao livro sobre serviço de urgência.

Conceição Queiroz, à qualidade do seu texto acrescentou a agilidade do seu discurso.

No segundo evento da noite de festa tivémos na aprazível sala de leitura do primeiro andar da Biblioteca, a presença do actor, escritor e declamador - André Gago.

Nesta noite em concreto tivemos o declamador.

André Gago esteve pujante e criativo.


Este espectáculo traça o rasto que a personagem Hamlet - e Shakespeare - deixaram na literatura portuguesa, e em particular nos nossos poetas, dos ultra-românticos aos contemporâneos.

O eixo central do espectáculo organiza-se em torno de Pessoa e dos seus heterónimos, com destaque para Álvaro de Campos e Alberto Caeiro. Mas há mais poesia tocada pela temática metafísica de Hamlet: Cesariny, Teixeira de Pascoaes, Jorge de Sena, Guerra Junqueiro, António Gedeão, Mário de Sá-Carneiro, Sophia de Mello Breyner, António Nobre, Gomes Leal e António Feijó são os outros autores evocados nesta elegia estranha, onde morte e humor vão de mão dada como os célebres palhaço e coveiro que Shakespeare nos apresentou em Hamlet.

Entre a poesia, a canção e a música ,o musico Carlos Barreto, ao violoncelo a improvisar e a tocar temas de afinidade com a poesia.

Terá Hamlet, personagem de autor, sido o primeiro metafísico da literatura ocidental? E Fernando Pessoa, autor de personagens, o seu zénite?


ÍNDICE TEMÁTICO do ESPECTÁCULO:

"DO SEU LONGÍQUO REINO COR DE ROSA"

YOU ARE WELCOME TO ELSINORES / SIM, É O CASTELO DO HAMLET / SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO / SE TE QUERES MATAR, PORQUE NÃO TE QUERES MATAR? / SE EU MORRER NOVO / SE DEPOIS DE EU MORRER QUISEREM ESCREVER A MINHA BIOGRAFIA / SE EU JÁ ESTIVER MORTO / HÁ UMA PROVIDÊNCIA ESPECIAL NA QUEDA DE UM PARDAL / A RAINHA MAB / ADEUS RAÍNHA DAS FADAS / DO SEU LONGÍNQUO REINO COR-DE-ROSA / A CRIANÇA QUE PENSA EM FADAS / HORA FINAL / NOX / NA NOITE TERRÍVEL / INSÓNIA / DE MANHÃ / DESASSOSSEGO / MALES DE ANTO / A CAVEIRA / O PALHAÇO E O COVEIRO / O FIM / SE TODO O SER ABANDONAMOS /ADEUS

OS AUTORES:

MÁRIO CESARINY / JORGE DE SENA / WILLIAM SHAKESPEARE / ÁLVARO DE CAMPOS / ALBERTO CAEIRO / TEIXEIRA DE PASCOAES / ANTERO DE QUENTAL / BERNARDO SOARES / ANTÓNIO NOBRE / ANTÓNIO FEIJÓ / GOMES LEAL / MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO / SOPHIA DE MELLO BREYNER / ANTÓNIO GEDEÃO

E A MÚSICA DE CARLOS BARRETTO… (COM UM TEMA DE MÁRIO LAGINHA)

Concepção Geral: André Gago
Música Original: Carlos Barretto

Foi um momento muito alto desta Quinzena, onde houve muitos outros de grande qualidade.

Seguiu-se o terceiro evento da programação.

Já tarde da noite actuou o grupo "Violas Campaniças"

exerto "Oh linda rosa"

Apesar do adiantado da hora, as pessoas não arredaram pé, e o Pedro Mestre à viola, a Lucinda, a Evagelina e a Ana Valadas deram-lhes razão para terem esperado, pois uma vez mais cantaram com alma e entrega as modas que todos conhecem ,e das quais ninguém se cansa de ouvir e trautear, participando, enfim.


A noite não tinha contudo terminado, pois no final da actuacão do grupo, todos foram convidados a descer ao Auditório da Biblioteca onde foi servida uma saborosa açorda
de bacalhau..


..e como estava saborosa...

a que se seguiu o bolo de velas, o cantar do "Parabens a você", e a satisfação geral pela noite que acabávamos de ter tido.