terça-feira, novembro 24, 2009

CELINA PIEDADE

.
AO LONGO DOS ULTIMOS ANOS
E NA COBERTURA DE ESPECTÁ-
CULOS PARA O NOSSO BLOGUE,
TENHO ASSISTIDO E FEITO
IMAGENS E SOM DA CELINA DA
PIEDADE.


Salvo o erro a prmeira vez que a vi e ouvi tocar e cantar foi num espectáculo em Aljustrel, onde actuou ao lado do Pedro Mestre e do Chico Lobo.

COLOQUEI ESTE FILME QUE CAPTEI EM 22 DE AGOSTO DE 2008, TEVE ATÉ AGORA 867 VISITAS...

Fiquei desde logo encantado com a doçura da sua voz, o som do seu acordeon, e do seu esbanjar de alegria quer na actuação em palco ,quer no calor que põe na sua afectividade com as pessoas em geral, com os amigos em particular.

Daí para cá, tem sido inúmeros os espectáculos que tenho visto e registado, e dela falo sempre que vem à baila comentar sobre a autenticidade e valor dos artistas do Alentejo.


AQUI, NUMA OFICINA NO ENTRUDANÇAS 2009,AO LADO DE PEDRO MESTRE E MAIS AMIGOS

"Andorinha
no ar andou
caiu no laço
logo lá ficou

dáme um abraço
com desembaraço
andorinha nova
já caiu no laço
"

Dessa oficina ainda:

É NESTAS OFICINAS,ENTRE AMIGOS QUE A CELINA MAIS SE SOLTA

"VAI DO CENTRO AO CENTRO AO CENTRO
VAI DO CENTRO AO CENTRO AO MEIO
AGORA É QUE EU VOU ANDAR
COM O MEU AMOR EM PASSEIO
"


IMAGENS CAPTADAS NO ENCERRAMENTO DOS SETE SOIS DESTE ANO, COM A CELINA A INTEGRAR A O7SOISORKESTRA, COMO REPRESENTANTE DE PORTUGAL

(PEÇO DESCULPA PELA QUALIDADE DESTE PEQUENO SKETCH, CAPTADO EM CONDICÕES DIFICEIS, DE MUITO LONGE, COM O ZOOM NO MÁXIMO, SUJEITO A ENCONTRÕES QUE OBRIGARAM A DESLOCAÇÕES BRUSCAS DE IMAGEM.)

Celina da Piedade é acordeonista, cantadeira, compositora, investigadora, professora.
Apaixonou-se pela música logo que nasceu, e tem desde então levado a vida de mãos dadas com essa companhia inabalável.
Cresceu num caldeirão de sonoridades diferentes, rodeada de música por todos os lados. Aos cinco anos começou a tocar acordeão, aos dez piano, aos dezoito começou a cantar. Estudou no Conservatório de Setúbal, onde também deu aulas de acordeão. Consta que o seu primeiro concerto foi em Castro Verde, aos 6 anos de idade, e há fotos que o provam. Desde então, a par com os estudos musicais, dedicou-se a aprender de coração músicas novas, músicas velhas, e a tocá-las, a entregá-las aos ouvidos que as quisessem receber. Teve como maiores referências na adolescência os acordeonistas que empregavam os seus foles na Música Moderna Portuguesa: Sandra Baptista (Sitiados), Helena Mendes (Piratas do Silêncio), e acima de todos, Gabriel Gomes (7ª Legião, Madredeus, Os Poetas, Rodrigo Leão). Apesar de um desvio na formação académica do artista, não tão descabido quanto isso- licenciou-se em Património Cultural pela Universidade de Évora- foi durante esses seus anos de estudante que uma avalanche de projectos musicais tomou conta da sua vida, e a levou na senda que percorre hoje em dia. Em 1998, em Évora, conhece a Associação PédeXumbo, instituição com um papel muito efectivo e activo na divulgação e no estudo das danças e musicas tradicionais, com quem colabora desde então, presidindo hoje em dia à direcção da mesma. Começa-se a dedicar aos repertórios para dança de toda a europa, tornando-se acompanhadora em aulas e workshops, e sobretudo tocadora em bailes.
Uma paixão por um músico alentejano leva-a a querer devorar e compreender cancioneiros regionais inteiros. Assim nasce uma cantadeira "especializada".
A par disso participa nas mais variadas experiências sonoras- desde o Jazz mais experimental à música de intervenção- que lhe aguça a necessidade de se mover livremente entre várias linguagens musicais, e de as vivenciar a todas sem preconceitos.

No ano de 2000 é mãe de dois projectos musicais: UXU KALHUS (com quem fica até 2009), e MODAS À MARGEM DO TEMPO (colaboração até 2004). Nesse mesmo ano é convidada por RODRIGO LEÃO a integrar o ensemble que o acompanha. Desde então participa em todos os concertos, tournées, bandas sonoras e discos do compositor, tornando-se uma peça chave na sonoridade do projecto. Esta parceria abre-lhe a um ritmo muito natural novas portas, e tem colaborado (como acordeonista, voz, e algumas outras como compositora) com artistas e projectos como MAYRA ANDRADE, NÉ LADEIRAS, UXIA SENLLE, LUDOVICO EINAUDI, GAITEIROS DE LISBOA, ANTÓNIO CHAINHO, DAZKARIEH, VIVIANE, PROJECTO FUGA, PEDRO MESTRE, MONTE LUNAI, ATTAMBUR, DONA ROSA, DONNA MARIA, SAMUEL ÚRIA, JOÃO CORAÇÃO, entre tantos outros, para além da participação em bandas sonoras para cinema, teatro e dança.

Actualmente integra o CINEMA ENSEMBLE de RODRIGO LEÃO; a 7LUASORKESTRA, que nasce do encontro de sete músicos provenientes de diferentes regiões do mediterrâneo; o espectáculo musical-humoristico HOMENS DA LUTA, no papel de "Cesaltina da Concertina"; CRAVO E FERRADURA, que explora as possibilidades sonoras do encontro entre um cravo e alguns outros instrumentos mais ou menos tradicionais, mais ou menos barrocos; A VIOLA E A CANTADEIRA, duas almas, uma viola campaniça e uma voz masculina que se colam amorosamente a um acordeão e a uma voz feminina, ...
Para além disso apresenta-se a solo, com as suas vivências musicais, em forma de concerto e de baile de danças tradicionais. O que mostra de si é a crescente consciência de que a música é para si ainda, ao fim de tantos anos de paixão, respiro, instinto, um fio fluido do coração aos dedos, à voz, um mil-folhas de sensações e experiências acumuladas, que se come sem senãos, sem esforço, de sorriso nos lábios...

Um beijão grande da CASA DAS PRIMAS para a CELINA PIEDADE