sexta-feira, janeiro 15, 2010

AVIS APRESENTA CANDIDATURA DA ALBUFEIRA DO MARANHÃO ÀS "SETE MARAVILHAS DE PORTUGAL"

.
TAMBÉM AVIS CANDIDATA A BELISSIMA
ALBUFEIRA DO MARANHÃO ÀS "SETE
MARAVILHAS DE PORTUGAL"

Já aqui dei noticia de que Évora e Montemor o Novo haviam candidatado o SITIO DO
MONFURADO àquele concurso.

Agora é a vez de Avis se chegar à frente pela Albufeira do Maranhão.


A singularidade da Albufeira do Maranhão, assim como dos montados de sobro e azinho, levaram o Município de Avis a apresentar uma candidatura às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”.

O espaço que define este património natural como ex-libris paisagísticos do Concelho de Avis concorre a esta iniciativa, promovida pela New 7 Wonders Portugal, nas categorias de “Zonas Marinhas” e “Florestas e Matas”, respectivamente.



O argumento para a participação numa competição “que pretende sensibilizar os portugueses para a necessidade de preservar o património natural do nosso país”, no ano de 2010, designado de “Ano Internacional da Biodiversidade”, funda-se no facto de ambos os locais apresentarem características únicas no território.

A Albufeira do Maranhão, de inegável interesse ecológico devido às inúmeras espécies com estatuto especial de conservação que dela dependem (Milvus migrans ou Lutra lutra), destaca-se na paisagem pelas suas qualidades cénicas, sendo um potencial foco de turismo e de prática desportiva, designadamente, desportos náuticos.

Os montados de sobro e azinho, ecossistemas naturais dos bioclimas mediterrânicos que abrangem maioritariamente o Alentejo, constituem áreas de grande relevância económica, social e cultural.

Estes habitats prioritários da rede ecológica europeia denominada Rede Natura 2000 (montados Quercus spp. de folha perene), têm já reconhecido o seu papel de suporte à biodiversidade e de combate à desertificação, assim como de absorção de dióxido de carbono.

O projecto New Wonders Portugal recolheu 323 candidaturas, das quais serão escolhidas 21, sujeitas a votação pública, a partir de 7 de Março.

As maravilhas vencedoras, nas quais estarão presentes, no mínimo, um finalista de cada uma das sete regiões do País: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira, serão conhecidas no dia 11 de Setembro de 2010