quinta-feira, janeiro 14, 2010

SITIO DO MONFURADO CANDODATO ÀS "7 MARAVILHAS NATURAIS DE PORTUGAL"

.
O SITIO DO MONFURADO SITUADO
NOS CONCELHOS ÉVORA E MONTEMOR
É CANDIDATO ÀS "7 MARAVILHAS
NATURAIS DE PORTUGAL"




Évora e Montemor candidatam Sítio do Monfurado às "7 Maravilhas Naturais de Portugal"

O Sítio de Importância Comunitária de Monfurado, um território reconhecido pela Rede Natura 2000, irá representar os concelhos de Évora e de Montemor-o-Novo no concurso que irá eleger, este ano, as "7 Maravilhas Naturais de Portugal". A candidatura do Sítio de Monfurado, na categoria de Florestas e Matas, justifica-se porque nele estão representados algumas dezenas de habitats e espécies com estatuto de protecção comunitária, incluindo três habitats prioritários, uma espécie prioritária e uma espécie em vias de extinção (só existente em Portugal). As paisagens do território de Monfurado são dominadas por montados (de sobro, azinho e mistos) e bosques ribeirinhos. O montado no Monfurado assume especial importância pela sua grande densidade e representatividade relativamente ao resto do Alentejo. Embora frequente no sul português, é uma paisagem em vias de extinção, já que as práticas tradicionais que o originaram estão cada vez em maior desuso.

Sítio de Monfurado



O Sítio de Monfurado, tem uma área total de 23946 hectares, abrange parte dos concelhos de Montemor-o-Novo, e Évora, estendendo-se entre altitudes de cerca 150 metros até aos 420 metros, numa região tipicamente mediterrânica. No território de Montemor-o-Novo são abrangidos cerca de 16000 hectares, correspondentes a parte das freguesias de Escoural e Nossa Senhora da Vila.

Trata-se de uma área dominada por importantes montados de sobro e azinho, bastante bem conservados, cuja importância é realçada pela sua situação geográfica à escala nacional, bem como pelas diversas influências climáticas que esta zona sofre. Aqui ocorrem ainda resquícios de carvalhais de carvalho-cerquinho ou pedamarro (Quercus faginea) e carvalho-negral (Quercus pyrenaica), naquele que é o limite Sul da sua distribuição em Portugal continental. É aqui que ocorrem ainda as melhores comunidades de nacionais de espinhais de Calicotome villosa, espécie exclusiva da região de Évora em território nacional.

O Sítio de Monfurado é considerado uma zona de grande importância para a conservação de diversas espécies de morcegos, não só em termos de reprodução mas também de hibernação. Em cavidades resultantes da antiga extracção de minério (Minas dos Monges e Minas da Nogueirinha), existem actualmente abrigos muito importantes para a conservação de espécies como o morcego-rato-grande (Myotis myotis) e o morcego-de-peluche (Miniopterus schreibersii), para além de constituirem apoio a outras espécies importantes do ponto de vista conservacionista como o morcego-de-ferradura-mediterrânico (Rhinolophus euryale), morcego-de-ferradura-grande (Rhinolophus ferrumequinum), morcego-de-ferradura-pequeno (Rhinolophus hipposideros) e morcego-de-ferradura-mourisco (Rhinolophus mehelyi). A área envolvente, constituída por montados, representa um papel importante como zona de alimentação.

No que respeita a habitats com interesse para a conservação, verifica-se a ocorrência de subestepes de gramíneas e anuais (Thero-Brachypodietea), florestas aluviais residuais (Alnion glutinoso-incanae) e charcos temporários mediterrânicos.

O Sítio de Monfurado alberga ainda um conjunto de espécies da fauna e flora que possuem estatuto de conservação ao abrigo das Directivas Habitats ou Aves.

Em termos de flora, e considerando as espécies consideradas prioritárias para conservação, destaca-se a ocorrência no Sítio de populações de narcisos (Narcissus fernandesii), estimadas em menos de 50 exemplares.

Ao nível da fauna, predomina em termos de importância conservacionista a ocorrência de diversos mamíferos, com destaque para as populações de morcegos. As cavidades resultantes da antiga indústria extractiva albergam, entre outros, espécies como o morcego-rato-grande (Myotis myotis), morcego-de-peluche (Miniopterus schreibersii), morcego-de-ferradura-mediterrânico (Rhinolophus euryale), morcego-de-ferradura-grande (Rhinolophus ferrumequinum), morcego-de-ferradura-pequeno (Rhinolophus hipposideros) e morcego-de-ferradura-mourisco (Rhinolophus mehelyi). A presença da lontra (Lutra lutra), espécie rara a nível europeu mas com alguma frequência em Portugal, encontra-se também referenciada em diversos cursos e corpos de água existentes no Sítio.

No que respeita a répteis, destaca-se a presença do cágado (Mauremys leprosa).

Em termos de avifauna destacam-se a petinha-dos-campos (Anthus campestris), a cotovia-pequena (Lulula arborea), a calhandrinha (Calandrella brachydactyla), o guarda-rios (Alcedo athis) , o bufo-real (Bubo bubo), o alcaravão (Burhinus eodicnemus), Sisão (Tetrax tetrax), águia-de-bonelli (Hieraaeutus pennatus), a águia-calçada (Hieraaetus fasciatus), a águia-cobreira (Circaetus gallicus), o milhafre-real (Milvus milvus), o milhafre-preto (Milvus migrans), o falcão-abelheiro (Pernis apivorus), a garça-branca-pequena (Egretta grazetta), a garça-pequena (Ixobrychus minutus) e a felosa-do-mato (Sylvia undata).