terça-feira, agosto 10, 2010

CRÓNICA DA FESTA DO 1º.,ANIVERSÁRIO DAS "CEIFEIRAS DE ENTRADAS"

.
.
NUMA TARDE MUITO QUENTE
A RONDAR OS 39 GRAUS,
REALIZOU-SE DIA 7, EM
ENTRADAS, A FESTA DO
1º.ANIVERSÁRIO DO JO-
VEM GRUPO CORAL DA TERRA.


Entradas é uma povoação onde as pessoas se sentem bem.
Pela beleza dos espaços e principalmente pela forma calorosa como somos recebidos.
Daí o meu especial carinho que nutro por Entradas.

As "Ceifeiras de Entradas" são afinal uma resultante do espirito solidário e criativo das gentes desta terra.

As Ceifeiras de Entradas comemoraram o seu primeiro aniversário no ultimo domingo e o nosso blogue teve o privilégio de ter estado na festa e aplaudido as aniversariantes.

São o grupo mais jovem do cante, tendo em conta a média de idades das suas componentes, já não o ultimo a ser criado, pois o grupo "As rosinhas" de Santa Clara de Louredo" foi já este ano criado.

A festa iniciou-se com o desfile dos grupos, como é da tradição, apesar so calôr que pesava sobre Entradas àquela hora, quase 6 da tarde, percorrendo um pequeno percurso a cantar, até ao Centro Cultural da terra.

O primeiro grupo a desfilar foi o aniversariante, muito acarinhado, muito aplaudido




A que se seguiram AS "ATABUAS" de São Marcos da Atabueira a desfilar com a elegância e a harmonia a que nos habituaram



Por fim, o grupo "AS VOZES DE CASEVEL", que o nosso blogue tem vindo a encontrar muito ultimamente;









Já no palco, coube a uma jovem integrante do grupo aniversariante a apresentação do espectáculo, o que fez com notável desembaraço, chamando à boca de cena, quer o Presidente da edilidade de Castro, quer o Presidente da Junta de Entradas, que em breves improvisos fizeram o elogio do grupo em festa.

Já com as CEIFEIRAS no palco, o seu ensaiador PAULO COLAÇO, ,também ele, fez o elogio das suas ceifeiras, salientando a sua capacidade de entrega,espirito de grupo, assiduidade e a qualidade crescente das suas vozes .

Por fim chamou ao palco o seu antecessor, PAULO MADUREIRA, que emocionado falou sobre as suas meninas:


As festejadas iniciaram então a sua actuação de palco:


com o aplauso generoso da sala



e a aprovação no rosto do seu ensaiador.

Antes que abandonassem o palco, NAPOLEÃO MIRA, padrinho das CEIFEIRAS, falou sobre as afilhadas em seu nome e da madrinha MARIA LUCILIA:



após o que lhes entregou uma prenda de aniversário:




Seguiram-se as ATABUAS, que saudaram carinhosamente as aniversariantes, e num tom de brincadeira ,não deixaram passar a oportunidade, de chamar a atenção do padrinho das CEIFEIRAS, que tinha no seu elogio afirmado serem as suas afilhadas as mais bonitas dos grupos de cante, cutucando que nas ATABUAS, havia também muitas moças bonitas (risos)




Na sua ultima moda, a sala vibrou com dois solos da mais jovem ATABUA, muito compenetrada a enfrentar a plateia enternecida .



Seguiu-se a actuação segura do grupo AS VOZES DE CASEVEL:


Que na sua derradeira moda deixou também que o seu mais jovem interprete , o DAVID PEREIRA ,presenteasse a plateia com a sua excelente e promissora voz:




Para encerrar o espectáculo subiu ao palco o PAULO COLAÇO, com seus alunos de violas campaniças , os jovens CARLOS ANTÓNIO, DAVID PEREIRA e a primeira jovem a tocar viola campaniça a LEILA MARTINS, e as CEIFEIRAS DE ENTRADAS, que juntos nos ofereceram este efeito:



Resultou muito bem esta ultima actuação da tarde.



Sentiu-se uma forte aragem de alentejanidade orgulhosa das suas tradições, jovem e entusiática com promessas de futuro.



No final,e quando debaixo de quentes aplausos se retiraram, foi bonito de vêr, que as mais jovens do grupo ficaram no palco, e expontâneamente, continuaram a cantar ,prolongando com o seu entusiasmo juvenil, a "bricadeira" que para elas não deveria ter fim.


Com elas.o Alentejo não tem fim!