quinta-feira, agosto 12, 2010

O PINTOR DE CASTRO VERDE, JOAQUIM ROSA, VAI PARCIPAR NUMA EXPOSIÇÃO COLECTIVA DE HOMENAGEM A JOSÉ SARAMAGO

.



Joaquim Rosa, pintor residente em Castro Verde, é um dos doze artistas cujas obras integram a exposição colectiva “Zezito – As pequenas memórias” – uma homenagem a José Saramago, organizada pela Rede Cultural Sete Sóis Sete Luas.



Joaquim Rosa faz-se representar na exposição com a obra “Tia” (acrílico sobre tela [70x100]), inspirada no livro do Nobel da Literatura “As Pequenas Memórias”. Para além do pintor alentejano, muitos outros artistas de nacionalidade italiana, espanhola e portuguesa, que integram a rede, participam nesta exposição de pintura e escultura, que pretende ser uma viagem ao mundo de Saramago através de quadros e esculturas a ele dedicados.

A inauguração e apresentação pública da exposição tiveram lugar passado dia 10 de Julho, em Azinhaga do Ribatejo, terra natal de José Saramago, uma iniciativa que contou também com a participação do Grupo Coral “Os Ganhões de Castro Verde”.

Em Setembro a exposição vai estar patente no Centro Cultural Sete Sóis Sete Luas em Ponte de Sôr, seguindo depois em Novembro e Dezembro para Pontedera, em Itália.


"Nascido em Castro Verde, em 1964, Joaquim Rosa fez o seu percurso académico no Instituto de Artes Visuais, exercendo a sua profissão de professor de Artes na Escola Secundária de Castro Verde.
O gosto pela pintura surgiu-lhe muito cedo, quando ainda na escola primária começou a pintar.
A pintura de Joaquim Rosa é inspirada do Alentejo tanto nos temas como na paleta cromática.
"