domingo, agosto 15, 2010

TEATRO AO RELENTO PELO GRUPO DE TEATRO FORUM DE MOURA

.
NA ULTIMA SEXTA FEIRA TIVÉMOS EM
CASTRO VERDE ,NAS "NOITES AO
RELENTO" UM ESPECTÁCULO DE TEATRO
PELO TEATRO FORUM DE MOURA.


A peça apresentada foi "O SOL QUANDO NASCE", uma peça escrita para ser representada em espaços públicos ao ar livre ou em espaços interiores amplos. A representação pensada para uma grande proximidade com o público e pela utilização de um dispositivo em arena hexagonal que incluiu lugares sentados.


O SOL QUANDO NASCE é uma peça sobre o trabalho, o trabalho Humano e o trabalho do Sol.



Num cenário que vai sendo constantemente construído e desconstruído, a peça evolui

através de curtos quadros onde se articulam o Cante, falas corais, e uma representação muitas vezes cómica na estranheza que provoca a sua forma de abordagem à realidade.

Saliento dois momentos da peça que entendo de maior impacto temático:



Esta cena em que a operária alerta os seus companheiros trabalhadores para a realidade de que, apesar de todos serem explorados, ela ,e as mulheres em geral são ainda mais exploradas, a começar em casa, naquele grupo de companheiros, onde fazem as tarefas de casa ,antes de todos, incluindo elas, partirem para o trabalho, desta vez, para o patrão.

Outra cena que destaco e que resulta bem na encenação e interpretação é :



A Comunicação social, ao serviço do Poder, e perante a impossibilidade de poderem trabalhar em dia de chuva, deturpar as palavras dos trabalhadores rurais, manipulando as conclusões.





Foi mais um noite de teatro , que outras venham, os castrenses agradecem,...



...pois o teatro, como forma de arte e intervenção, é um elemento essencial, incontornável, na cultura de qualquer formação social.