terça-feira, outubro 19, 2010

ALDEIA DE ALCARIAS

.
NESTE VERÃO, TIVE OOPORTUNIDADE DE
CONHECER A ALDEIA DE ALCARIAS ,DO
CONCELHO DE OURIQUE.

Soube que lá ia acontecer uma festa denominada "do caracol".
Fui até lá, gostei da aldeia e mais ainda das suas gentes.
Na oportunidade publiquei aqui no nosso blogue uma crónica sobre a festa.
Captei então uma série de imagens que hoje aqui vou deixar,não sem que antes deixe também alguma informação sobre a localidade.

■A aldeia das Alcarias, pertence à freguesia da Conceição e destaca-se pelas suas flores, pelos bancos de madeira nas ruas e principalmente pelas suas tão famosas chaminés, que fazem desta pequena aldeia uma passagem obrigatória.
Hístoria:

Não havendo documentos das origens do seu povoamento, mas pelo vocabulário usado na zona de Alcarias, permite pensar numa ocupação árabe naquele território. A civilização muçulmana, chegada à Península Ibérica, por volta do ano 711, exerceu influência cultural, no sul do País. Para além do vocabulário, os muçulmanos implantaram novas técnicas de elevação de água por meio de roda, dos quais é possível ver o moinho de água da Conceição.

No tempo de D. Manuel, a actual freguesia terá beneficiado dos direitos e privilégios concedidos pelo foral que eleva Messejana a vila, os mais nobres que por ali passaram ter-se-ão deslocado a Conceição, contribuindo assim para o seu desenvolvimento cultural e económico. Conceição pertenceu à ordem de Santiago, sendo curato de apresentação da Mesa de Consciência e passado mais tarde a priorato.

Das imagens que então colhi



pode ver-se como a aldeia cuida da sua memória



se pode aquilatar da beleza simples da aldeia
da sua limpeza e brancura



do seu ar amigável