sexta-feira, outubro 29, 2010

Universidade Sénior em Castro Verde

~.
AMANHÃ, DIA 30, EM CASTRO
VERDE, APRESENTAÇÃO DO
PROJECTO DA UNIVERSIDADE
SÉNIOR.



Universidade Sénior Castrense: Projecto vai ser apresentado este sábado

O projecto Universidade Sénior, desenvolvido pela Associação Sénior Castrense, vai ser apresentado já este sábado, 30 de Outubro, pelas 15h30, no Cineteatro Municipal desta localidade.

Neste âmbito, pode ser vista a peça de teatro “Auto do Ti Jaquim”, do Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Loulé. Uma homenagem a todos os mestres que mesmo sem uma licenciatura são peritos nas suas artes. Uma peça centrada nos artífices e artistas (sapateiros, relojoeiros, ferreiros, latoeiros) que povoam aldeias, vilas e cidades e cujas oficinas não são apenas locais de trabalho, mas também espaços de aprendizagem e convívio.

Teatro - "Auto do Ti Jaquim - Arte de Viver: Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Loulé


Quem buscar a formosura e a novidade de palavras E não certidão das histórias, desprazer-lhe-á de nosso razoado

Fernão Lopes in Crónica de El-Rei D. João I de Boa Memória

O Auto de Ti Jaquim não é mais que uma grande homenagem a todos os mestres, que mesmo sem uma licenciatura, são, ainda assim, peritos nas suas artes, aquelas que o tempo tem vindo a apagar. Artífices e artistas – sapateiros, relojoeiros, calceteiros, ferreiros, latoeiros… - povoaram aldeias, vilas e cidades, sendo as suas oficinas locais de aprendizagem e de convívio. Nestes espaços culturais onde circulavam histórias, notícias, lágrimas, dramas individuais e colectivos, restam as memórias dos que ainda resistem aos tempos.

Actores Ana Texier, Bertilia Sousa, Eugénia Mendes, Glória Luís, Isabel Pereira, José Barroso, José Mousinho, José Teiga, Lurdes Guerreiro, Maria Farinho, Margarida Coelho Música (Guitarra e Violão) Mestre José Clareza Apresentação (Voz) João Maria Martins da Silva Design Solidário (cartaz e Programa) António Almeida

Apresentação do Projecto da Universidade Sénior de Castro Verde.
Visita guiada às instalações.

Local: Cineteatro Municipal
Horário: 15h30

Org: Associação Sénior Castrense. Colaboração: Câmara Municipal de Castro Verde. Universidade Sénior de Loulé.

O PROJECTO UNIVERSIDADE SÉNIOR
A Associação Sénior Castrense, entidade promotora do projecto conta, até ao momento, com mais de 150 sócios, dos quais cerca de 60 esperam ansiosamente pelo início das aulas.

A Associação pretende assim proporcionar à população com mais de 50 anos uma aprendizagem pedagógica e, organizar, em simultâneo, actividades complementares de carácter cultural, recreativo, desportivo e de convívio, das quais podem resultar outras valências como um grupo de voluntariado, um coral e um grupo de teatro.

De entre as matérias a leccionar encontram-se o Português, o Inglês, a Informática, a Matemática, a Música, o Ambiente, a Biologia e o Direito, a Saúde e as Artes Plásticas, entre outras.

As aulas serão leccionadas em regime de voluntariado nas instalações cedidas pela SOMINCOR à Associação, sitas na Avenida Zeca Afonso, n.º 14, em Castro Verde.

Todos os interessados em obter informações, ou efectuar inscrição na Universidade Sénior devem contactar a Associação Sénior Castrense na Junta de Freguesia de Castro Verde (telefone 286 327 277), onde funcionará até à abertura da sede.