sexta-feira, outubro 21, 2011

EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE MANUEL PASSINHAS

.
TEVE LUGAR NO FORUM MUNICIPAL
DE CASTRO VERDE A INAUGURA-
ÇÃO DE UMA EXPOSIÇÃO DO PIN-
TOR MANUEL PASSINHAS.




O nosso blogue esteve lá .



O trabalho do artista denominado "Memórias da Cidade" começou por ser apresentado pelo Vereador da cultura da Câmara Municipal de Castro Verde:



que terminou dando a palavra ao artista Manuel Passinhas:
que se mostrou muito agradado pelas condições excepcionais da sala que acolhem a sua obra








Em “Memórias da Cidade” Manuel Passinhas “narra-nos tempos gravados na sua memória”. Imagens capturadas em factos por si imaginados. Cruza pensamentos, experiências de vida e vivências que não se apagam. A identidade, o suporte de papel, a matéria colorida, o gesto individualizado pintado, riscado ou manchado, dá forma a esta proposta plástica.







Manuel Passinhas pinta paisagens que nos reenviam para a amplitude da planície alentejana, para a entidade de um povo que palmilha de lés a lés pelos campos semeados do tempo…

Ao conjunto destas telas, vistas quadrado a quadrado, o autor atribui uma dinâmica formal e colorida, porém, busca no traçado estável a surpresa do inesperado causado pelo entusiasmo repetitivo. “O artista funde o tempo e torna-o intemporal, ao gravá-lo no papel ou na tela”.


O pintor Manuel Passinhas nasceu em Beja mas vive em Mértola. Dele diz Rui Pereira: “O autor viaja, nas suas telas, por terras do além, que estão longe, mas ao mesmo tempo parecem acercar-se, estender-se como se avistássemos o horizonte definido pela fronteira entre o céu e a terra, onde se avista o todo edificado. A apresentação destes lugares representados sob o comprido panorâmico impelem o nosso olhar a percorrer a longa superfície horizontal e a sentir a presença do tempo nesta viagem giratória de memórias que são recordações.”

A ideia com que fiquei foi que o trabalho do autor foi bem recebido




e eram de aprovação os adjectivos colados para cada quadro.