segunda-feira, janeiro 02, 2012

artistas alentejanos - JORGE SERAFIM

.
O NOSSO BLOGUE TEM TIDO AO
LONGO DESTES 8 ANOS DE EXIS-
TÊNCIA A PREOCUPAÇÃO DE
DIVULGAR GENTE DE TALENTO
EM DIVERSAS ÁREAS E QUE
TENHA DNA DO ALENTEJO


Hoje vou falar do humorista alentejano JORGE SERAFIM, que vi actuar pela primeira vez em Entradas no Entrudanças e depois em Almodôvar, na FACAL e fiquei cliente.

Chorei a rir e espantado pela qualidade dos seus textos e pela segurança e bem dizer em palco.
Fiz imagens nesses espectáculos ,alguns dos quais vou deixar aqui hoje a partilhar convosco.



Foi técnico da Biblioteca Municipal de Beja durante muitos anos. E desde 2007 trabalha exclusivamente não só como narrador/mediador de leitura como também fazendo algumas incursões pela escrita. Vejam como se caracteriza:


Tenho em mim que as palavras repõem os sentidos à beira-mar do corpo. Fazem temperatura. Reinventam a meteorologia. Traçam geografias. Escavam caminhos nos sentimentos. As palavras dão uso aos homens. Amadurecem-nos. As palavras serão frutos se os homens forem árvores. E que a rega da fala cumpra o seu dever. Aguar para respirar.”




Jorge Serafim não tem formação especial para humorista, ele adquiriu no seu trabalho diário na Biblioteca de Beja, em contacto com os livros e as letras a familiaridade com as palavras e o geito de as transmitir ,que hoje em dia alia à inclinação inata para representar, transformando-se em palco num grande comunicador, e ainda por cima ,com a mais valia do seu delicioso sotaque alentejano.