quarta-feira, janeiro 04, 2012

INICIA-SE HOJE EM CASTRO VERDE UM CICLO DE PROJECÇÕES "DOCLISBOA 2011"

.
OS FAMOSOS DOCLISBOA CHEGAM
DE NOVO A CASTRO VERDE,COM
A PROJECÇÃO DE "ORQUESTRA
GERAÇÃO".

Ciclo de projecções “DocLisboa 2011 - Extensão Castro Verde” arranca hoje no Fórum Municipal

Orquestra Geração Trailer from Vende-se Filmes on Vimeo.

A longa-metragem de Filipa Reis e João Miller Guerra - “Orquestra Geração”- marca esta quarta-feira, 4 de Janeiro, o arranque das projecções DocLisboa em Castro Verde. O documentário é um retrato do impacto da iniciativa homónima inspirada no projecto internacional Orquestra Simón Bolívar, em jovens da escola Miguel Torga, na Amadora.

O filme atravessa os sonhos de cinco jovens envolvidos num projecto que rompe com o contexto formatado pela escola pública, a sua relação com a música e o sentimento de pertença a um grupo. A projecção acontece às 21h30, no Fórum Municipal de Castro Verde.

Com cerca de 180 filmes em exibição, a IX edição do DocLisboa oferece ao público um lugar de encontro, de partilha, de reflexão, de construção do olhar e de debate. Dando continuidade à parceria estabelecida com a APORDOC – Associação pelo Documentário, Castro Verde volta a projectar com o selo DocLisboa, exibindo registos filmados em português, uma das apostas desta mostra.
A 11 de Janeiro estarão em exibição as curtas “Tio Rui” de Mário Macedo e “A Máquina” de Miguel Guimarães Correia e Daniel Sousa. “Kolá San Jon é Festa di Kau Berdi”, longa-metragem de Rui Simões sobre um grupo de residentes do bairro da Cova da Moura em viagem a Cabo Verde para celebrar as festas de São João é outra das propostas DocLisboa agendada para 18 de Janeiro.

O ciclo de projecções encerra a 25 de Janeiro com as curtas “Minas da Borralha”, de Fábio Oliveira, Luís Brandão, Teresa Pinto e Tiago Afonso, e “Golden Dawn” de Salomé Lamas. O primeiro é um testemunho da vida árdua de uma indústria mineira entretanto desaparecida e em ruínas, e uma reflexão acerca das injustiças sociais, das violências laborais e dos acidentes de trabalho numa comunidade mineira do interior norte de Portugal, um mundo onde a extrema pobreza e a precariedade marcaram uma forte presença. O segundo, um retrato de vida dos pescadores holandeses rodado no Mar do Norte, que mostra a rotina de um dos mais árduos trabalhos e, ao mesmo tempo, o transforma numa viagem visual poética.
Todas as projecções DocLisboa 2011acontecem a partir das 21h30, no Fórum Municipal, em Castro Verde, e são uma organização da Câmara Municipal de Castro Verde em parceria com a APORDOC.