.
NA PROMOÇÃO DA MÚSICA SACRA DO BAIXO
ALENTEJO "TERRAS SEM SOMBRA. HOJE EM
MADRID.
O grupo coral “Os Ganhões” de Castro Verde e o grupo de violas campaniças “Moços d’Uma Cana” deslocam-se este fim-de-semana a Madrid, para participarem numa ação de promoção da 12ª edição do Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo, “Terras Sem Sombra”.
No sábado, dia 13 de fevereiro, os dois grupos, em conjunto com o Rancho de Cantadores de Vila Nova de S. Bento (Serpa), serão os protagonistas de um concerto que associará uma das maiores riquezas culturais do Alentejo – o cante alentejano – a um dos instrumentos tradicionais da região, a viola campaniça. A iniciativa decorre no Teatro Círculo de Bellas Artes, considerado um dos mais prestigiosos espaços culturais da capital espanhola.
Subordinada ao tema “Torna-Viagem: o Brasil, a África e a Europa (da Idade Média ao Século XX), a 12ª edição do festival decorre entre 27 de fevereiro e 2 de julho, e é apresentada a partir de dia 11 de fevereiro, numa conferência de imprensa a decorrer na Embaixada de Portugal em Madrid, em colaboração com a Agência de Promoção Turística do Alentejo. A iniciativa conta com o patrocínio do embaixador de Portugal em Espanha, Francisco Ribeiro de Meneses, e será seguida de uma degustação de produtos regionais alentejanos.
O Festival Terras Sem Sombra é fruto de uma parceria do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja com um leque alargado de entidades públicas e privadas, onde se inserem os municípios de Almodôvar, Sines, Santiago do Cacém, Ourique, Odemira, Serpa, Castro Verde e Beja.