quinta-feira, dezembro 27, 2018

ESPECTÁCULO DE VIDEO MAPPING, ,DE JOSÉ BUDHA.

.
JOSÉ BUDHA , ESPECIALISTA NA TÉCMICA
DE VIDEO MAPPING, APRESENTOU NA COVA
DA PIEDADE.ALMADA, UM ESPECTÁCULO DE
GRANDE QUALIDADE, PROJECTANDO NA
FACHADO DO LINDISSIMO EDIFICIO RIBEIRO
TELLES, IMAGENS ALUSIVAS AO NATAL.


Inicialmente o Viddeo Mapping começou por ser uma simples projeção em 5 bustos. Essa primeira experiencia básica, em que o movimento era mínimo (apenas pequenos movimentos faciais).
Em 1980, Michael Naimark, deu um novo passo evolutivo com a sua “Displacements”. Numa instalação artística inovadora, em que a imagem era projetada sobre um fundo 3D totalmente branco por uma camara rotativa.

A indústria começou verdadeiramente na última década do século XX, primeiro com a patente da projeção de imagens de modelos computacionais em espaços tridimensionais, e posteriormente com a criação do “Office of the future” em que, com paredes revestidas de papel-pluma (em inglês foam-board) branco, era possível criar um escritório virtual, com possibilidade de videochamadas, projeções de maquetes e sensação de profundidade, tudo através do mapeamento de imagens.

Ainda assim, as projeções 3D tal como as conhecemos hoje, apenas começaram as ser possíveis perto de 2005, quando os projetores de alta potência se tornaram financeiramente pais acessíveis.

Nos dias de hoje, o Video Mapping tem várias utilizações. O entretenimento é a mais comum, com espetáculos ao ar livre, usando como tela monumentos conhecidos, ou grandes edifícios. Sendo uma tecnologia relativamente recente, a recetividade da parte do público é bastante assinalável.


Estive no jardim fronteiro, e captei imagens que aqui deixo, e que já publiquei no meu KANAL CASA DAS PRIMAS 34990 da MEO.