segunda-feira, março 23, 2009

ENCONTRO DE TOCADORES DE VIOLA CAMPANIÇA, em CASTRO VERDE

.
NO DIA 28 DESTE MÊS DE
MARÇO ,VAMOS TER O
ENCONTRO DE TOCADORES
DE VIOLA CAMPANIÇA NO
FORUM MINICIPAL DE
CASTRO VERDE.

"A viola campaniça é a maior das violas portuguesas, com 94 cm. Para além dos trastos normais, apresenta mais dois ou três trastos complementares, já sobre o tampo, e apenas sob as cordas agudas, de modo a permitir uma amplitude maior nos agudos do canto que aí se desenha"




No dia 28 de Março 2009 irá realizar-se no Forúm Municipal de Castro Verde um "Encontro de Tocadores de Viola Campaniça - Conversas e Oficinas". Este evento destina-se a todos os músicos, etnógrafos e curiosos na área da música tradicional, nomeadamente com gosto pelas violas de arame. Encontro de Tocadores de Viola Campaniça


A Viola Campaniça é o instrumento de eleição da tradição musical da nossa região. Acompanhando o cantar ao desafio, as modas campaniças ou os passos simples de uma breve dança, o seu dedilhar é hoje uma sonoridade familiar aos nossos dias. E se tal acontece é graças ao trabalho de instituições e de pessoas que se deixaram seduzir pelo seu toque e têm desenvolvido uma acção de salvaguarda e dinamização da viola.Esta iniciativa, promovida pela Associação de Cante “Os Cardadores” com a colaboração da Câmara Municipal de Castro Verde, pretende reunir tocadores da Viola Campaniça, e todos os que se interessam por esta manifestação cultural. O programa divide-se em dois momentos. Um para o qual é necessário efectuar inscrição, Conversa e Oficinas, e outro aberto ao público ao geral, o Espectáculo, onde se apresentarão alguns trabalhos desenvolvidos durante as oficinas.PROGRAMA10h00 Recepção aos participantes10h30 Conversa sobre a Viola CampaniçaJosé Alberto Sardinha InvestigadorPedro Caldeira Cabral Construtor e MúsicoJosé Francisco Colaço Cortiçol12h00 Debate13h00 Almoço Convívio14h30 Oficinas de Toque da Campaniça21h30 Espectáculo “Viola Campaniça”


IMAGEM CAPTADA PELO NOSSO BLOGUE NA TENDA DAS VIOLAS CAMPANIÇAS, NO ENTRUDANÇAS 2009, COM PEDRO MESTRE, EXIMIO CONSTRUTOR E TOCADOR ,EXEMPLIFICANDO COMO SE CONSTROI UMA CAMPANIÇA.

PROGRAMA

10h00 Recepção aos participantes

10h30 Conversa sobre a Viola Campaniça


José Alberto Sardinha Investigador
Pedro Caldeira Cabral Construtor e Músico
José Francisco Colaço Cortiçol

12h00 Debate

13h00 Almoço Convívio

14h30 Oficinas de Toque da Campaniça

21h30 Espectáculo “Viola Campaniça”

Fórum Municipal | 21h30

Organização: Associação ACA Os Cardadores. Colaboração: Câmara Municipal de Castro Verde.

Apoio: Junta de Freguesia de Castro Verde, Junta Freguesia de Sta Bárbara de Padrões