quarta-feira, março 25, 2009

ENCONTRO DE TOCADORES DE VIOLA CAMPANIÇA

.
DA ASSOCIAÇÃO DE CANTE ALENTEJANO
"OS CARDADORES" RECEBEU O NOSSO
BLOGUE, A NOTA DE IMPRENSA QUE
ABAIXO PUBLICO:

"Nota de Imprensa

Associação de Cante Alentejano – Os Cardadores promove “Encontro de Tocadores de Viola Campaniça – Conversas e Oficinas”.

Com o objectivo de valorizar e preservar a Viola Campaniça, a Associação de Cante Alentejano – Os Cardadores levará a efeito no próximo dia 28 de Março o “Encontro de Tocadores de Viola Campaniça – Conversas e Oficinas”, a ter lugar no Fórum Municipal de Castro Verde.

A Viola Campaniça é o instrumento de eleição da tradição musical da região do Campo Branco (Aljustrel, Ourique, Castro Verde, Almodôvar e parte do concelho de Odemira). Acompanhando o cantar ao desafio, as modas campaniças ou os passos simples de uma breve dança, o seu dedilhar é hoje uma sonoridade familiar, graças ao trabalho de todos aqueles que se deixaram seduzir pelo seu toque e têm desenvolvido uma acção de salvaguarda e dinamização da viola.

O “Encontro de Tocadores de Viola Campaniça – Conversas e Oficinas” destina-se a todos músicos, etnógrafos, e curiosos que manifestem interesse pela música tradicional, nomeadamente a Viola Campaniça.

Este evento terá inicio às 10h00 através de “Conversas sobre Viola Campaniça” com a intervenção de Dr. José Alberto Sardinha (etnomusicólogo), Dr. José Francisco Colaço (Cortiçol) e Pedro Caldeira Cabral (construtor de violas e músico) seguido de Debate. Prolongar-se-á pelo período da tarde com Oficinas de Toque de Campaniça e em resultado decorrerá a partir das 21h30 um espectáculo com vários tocadores de viola campaniça.

As inscrições estão abertas e podem ser efectuadas através de violasdearame@gmail.com ou pelo telemóvel 96 941 57 29 (Pedro Mestre)"