terça-feira, março 10, 2009

INAUGURADAS DUAS EXPOSIÇÕES EM CASTRO VERDE

.
A PARTIR DE HOJE NO
FORUM MUNICIPAL

Em Castro Verde estão patentes ao público duas mostras, no Fórum Municipal. Carlos Apolo Martins apresenta "Lugar Lugares", uma exposição onde


sobressaem esculturas que sugerem "a presença da angústia, condição da nossa existência". O escultor associa a sua obra ao texto literário do livro "Os passos em volta", do poeta Herberto Hélder, adoptando-o como o título do seu projecto escultórico. Ana Ferreira também tem o seu trabalho patente ao público neste espaço e apresenta fotografias da paisagem urbana e das gentes que circulam. São imagens a preto e branco que exploram a ideia do movimento com figuras que acontecem em arrastamento, comunicando sentidos e emoções.
Com este trabalho, Ana Ferreira aproxima-se, de certa forma, da ideia original da fotografia documental. Utiliza, nesse sentido, todo um equipamento de registo em filme/película, a preto e branco, captando os instantes que perduram, decididos nos pontos de focagem determinantes na imagem. Define enquadramentos, os primeiros planos e os secundários, os tempos de exposição que alternam de acordo com a intenção de querer salientar, ou não, a ideia do movimento com figuras que acontecem em arrastamento, em contraponto, com outras claramente definidas – elas falam-nos, de algum modo, comunicam-nos sentidos, emoções...
A fotógrafa é, sem dúvida, um agente atento ao que acontece nos povoados com que se depara e confronta; mas em qualquer das imagens descobrimos a componente humana, claramente caracterizada através dos seus traços essenciais e do desenrolar da própria acção. Com efeito tudo ocorre num palco vivo, onde os personagens têm um papel bem definido: os protagonistas e os figurantes; porém, o cenário parece também ter sido cuidadosamente trabalhado para acolher o projecto – uma peça do quotidiano onde, inquestionavelmente, se respira a vida da cidade.

Esta autora foi uma das premiadas da 15ª edição da Galeria Aberta – Beja 2007 (2º prémio). Durante a inauguração foi notório a curiosidade e o interesse despertado pelas imagens expostas e foram muitos os que abordaram a autora para saberem mais de si e do seu trabalho. Vale a pena visitar e sentir "o pulsar da cidade" por Ana Ferreira, patente ao público até 22 Fevereiro.