quarta-feira, maio 30, 2012

II ENCONTRO DE CORAIS DE CASTRO VERDE

.
NO ULTIMO SÁBADO ,DIA 26
REALIZOU-SE NA BASILICA
REAL DE CASTRO VERDE UM
CONCERTO DE CORAIS,NUMA
INICIATIVA DA ASSOCIAÇÃO
SÉNIOR CASTRENSE.

A Casa das Primas esteve lá, e conta aqui os detalhes.

Actuaram na belissima Basilica,além do Côro da Associação, o Grupo Coral e Etnográfico "Os Cardadores da Sete" e o Côro Lopes Graça da Academia de Amadores de Música.



Criada em 2010, a Associação Sénior Castrense tem desenvolvido desde então, com assinalado êxito, um diversificado conjunto de actividades com o objectivo de promover o ensino não formal num contexto de formação ao longo da vida.
Concomitantementefoi criado também o Côro da Associação desde logo aberto a todos os sócios da Associação, das mais diversas idades com o intuito de fomentar o convivio e a troca de saberes entre as várias gerações.
Sob a direcção do Professor António João César, o Côro iniciou as suas apresentações com pouco mais de dois meses de ensaios e albergando vozes sem qualquer experiência em projectos desta natureza.
Hoje com 50 elementos, o Côro recebe alguns jovens alunos oriundos do Conservatório Regional do Baixo Alnetejo, que emprestam os seus conhecimentos melódicos e estéticos na construção e dinamização do Côro, enriquecendo de uma forma exemplar esta experiência ,que leva quase uma dezena de apresentações.

O Côro da Associação foi o primeiro a actuar, trazendo a "Rosa Enxertada"

e a qualidade da sua performance desde logo encantou os presentes

Depois "Dona Nobis Pacem" de Mozart


que responderam com uma trovoada de aplausos


também mo "Voir sur to chemin" de B. Coulais.

e um frenético "Holy City"


repetida em todo o alinhamento do concerto, que se estendeu por toda a primeira parte do Concerto.

Depois veio a actuação muito apreciada do Grupo Coral Os Cardadores da Sete, sob a segura direcção de Pedro Mestre.

que tem vindo a imprimir ao seu Coral um rigôr melódico e uma presença estética

notória e muito aplaudida pelos entendidos ma matéria.


Este grupo surgido em 2001 na Aldeia da Sete com o objectivo de preservar e divulgar o cante Alentejano e dinamizar actividades de carácter cultural na aldeia, é já hoje um marco imprescindivel na cultura do Baixo Alentejo.

A fechar ,actuou o Côro Lopes-Graça da Academia de Amadores de Música, com nome e história de luta ligada ao Movimento de Unidade Democrática, com estreia pública no Teatro Taborda aqundo da formação do MUD à população de Lisboa.
Em 1950 foi incorporada na Academia de Amadores de Musica, sendo dirigido até 1988 pelo seu fundador ,Fernando Lopes Graça, e desde essa data, pelo actual maestro José Robert, que no sábado apresentou e dirigiu o Concerto


O Côro Lopres Graça emocionou quantos estiveram na Basilica ,sábado à noite

com a clareza da sua harmonia
a beleza das suas canções


Foi mais uma noite para recordar , mais um triunfo de uma ideia, de um projecto, o da Academia Senior, e da mais valia que constitui o "mais conhecimento" que trouxe à vila.