sexta-feira, maio 17, 2013

INDIE LISBOA 2013, EM CASTRO VERDE

.

Castro Verde volta a ser Extensão do Festival IndieLisboa'13


Arranca na próxima quarta-feira, 22 de maio, em Castro Verde, a Extensão do IndieLisboa 2013 - Festival Internacional de Cinema Independente, com o documentário da autoria de Gabriel Mascaro, “Doméstica”. Um espelho do Brasil, dos muros entre classes, feitos de cimento do Leblon e tijolos da Rocinha, construído através de imagens filmadas por crianças, em cinco cidades diferentes.

Para dia 29 de maio, a extensão de Castro Verde do IndieLisboa tem programada uma sessão onde será projetada "Starlet", uma das mais recentes produções norte-americanas independentes. Com realização de Chris Bergoch e Sean Baker, o filme conta a história de Jane que, para onde quer que vá, faz-se acompanhar do seu cão Starlet. O acaso leva-a a tornar-se amiga de Sadie, uma idosa solitária de 85 anos, de quem se aproxima com o intuito de lhe extorquir dinheiro. Ao mesmo tempo que Jane aparenta ser uma jovem inocente e sem vícios, aos olhos de Sadie, a sua vida junto de Melissa e Mikey revela-se ser outra…

“Leviathan” (Vencedor do Grande Prémio de Longa Metragem da cidade de Lisboa), realizado por Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravelserá apresentado no auditório do Fórum Municipal de Castro Verde a 5 de Junho. Uma experiência que submerge todos os sentidos e embala uma viagem tempestuosa aos limites da natureza e da força humana que, através das imagens de doze câmaras GoPro, acompanha as viagens de um barco de pesca em alto mar na costa este dos Estados Unidos.

A Extensão de Castro Verde do Festival IndieLisboa’13 encerra com um conjunto de projeções, no dia 12 de Junho, que incluem “Má Raça” (Vencedor do Prémio Novo Talento Fnac e da Menção Honrosa do Prémio Pixel Bunker para Melhor Curta Metragem Portuguesa), dos realizadores André Santos e Marco Leão, “Da Vinci”, de Yuri Ancarani (Vencedor do Grande Prémio de Curta Metragem), “Comme Des Lapins” (Menção Honrosa do Grande Prémio de Curta Metragem), realizado por Camille Jourdy e Osman Cerfon e “Rhoma Acans” (Menção Honrosa do Prémio Árvore da Vida Para Filme Português).

A 10º edição do IndieLisboa representou um marco na história do festival – uma década de cinema independente em Lisboa, mobilizando um total de 45 mil pessoas para o conjunto de atividades do festival.

Durante onze dias, de 18 a 28 de Abril, o IndieLisboa recebeu cerca de 30 mil espectadores em sala. Entre as quatro salas de cinema, Culturgest, Cinema São Jorge, Cinema City Classic Alvalade e Cinemateca Portuguesa, foram mostrados 246 filmes em 238 sessões, 20 das quais esgotadas.

Todas as projeções da Extensão de Castro Verde do IndieLisboa'13 estão agendadas para o Auditório do Fórum Municipal de Castro Verde, às 21h30.A entrada é livre.