quarta-feira, maio 08, 2013

LANÇAMENTO DO LIVRO "CULTURA A SUL" na CASA DO ALENTEJO EM LISBOA

.
A CASA DAS PRIMAS ESTEVE NO SÁBADO NA
CASA DO ALENTEJO EM LISBOA, NO LAN-
ÇAMENTO DO LIVRO DE ANTÓNIO MURTEIRA,
"CULTURA AO SUL"



Enquadrado na Programação das "tardes culturais" da Casa do Alentejo. que acontece todos os Sábados, estive no lançamrnto do livro "CULTURA AO SUL-ALENTEJO" de António Murteira-

Esta obra, como explica no vídeo que publico abaixo,Rosa Calado, da Direção da Casa do Alentejo reuniu textos inéditos de 43 autores, sobre temas diversificados, sobre cultura do Alentejo, alguns deles, aliás, já publicados na revista "Alentejo".


Rosa Calado, falou depois sobre a História da Casa do Alentejo, revelando circunstâncias inéditas e de grande valôr histórico, como o detalhe de que a 1ª.revista, EM 1935, ter a denominação BOLETIM DO GRÉMIO ALENTEJANO , título que Salazar, descricionariamente mandaria mudar, por não permitir que se chamasse Grémio.



assim como a intromissão ,e provocações da então PIDE, em eventos organizados na Casa do Alentejo, como Conferências, Recitais. ,congressos, com intelectuais como Alexandre Cabral,Mário Dionisio,Fernando Lopes Graça, Bento de Jesus Caraça e outros, como se pode escutar no suporte vídeo que captei.



Depois, a nossa oradora, deu a palavra a Sofia Fraga, neta de Urbano Tavares Rodrigues, que não podendo estar presente , não quiz deixar de enviar pela sua descendente, uma mensagem a pretigiuar o seu amigo António Murteira com estas palavras:



Também Manuel Barradas, impedido por motivos de saúde , enviou um dos seus filhos, Nuno Barradas, que num improviso atentamente escutado transmitiu o sentimento de seu pai dirigido ao amigo António Murteira:



E com a sala atenta e receptiva, foi a ves de António Murteira falar sobre o livro, o seu modus faciendi , e detalhes sobre a forma de congregar as 43 vontades de pegar numa caneta e escrever sobre cultura ao sul:


E, na bonita sala da Casa do Alentejo, falou-se de cultura do Alentejo.