quinta-feira, setembro 19, 2013

FESTIVAL SETE SÓIS ,SETE LUAS, VISITA GUIADA àS EXPOSIÇÕES - VANDA PALMA , "O LUGAR DO PRIMEIRO AMÔR"

.
A SEGUNDA ESPOSIÇÃO VISITADA , FOI
A DE VANDA PALMA QUE JUNTOU CERâMICA,
PAPEL E LETRAS, E INSTALOU UM ESPAÇO
DE MAGIA, NO 1º.ANDAR DA CASA FELEIRO


A artista plástica,VANDA PALMA, ceramista, e de muito mais artes, no dizer da sua amiga e também artesã, Margarida ,para além da participação de uma instalação no COLETIVO A TERRA MEXE, de que falarei mais tarde,criou um espaço mágico ,apresentou uma Exposição inédita, no 1º.andar da Casa Faleiro, intitulada O LUGAR DO PRIMEIRO AMÔR.

Juntou o livro que acabou de escrever e que deu o nome à Exposição à mostra das suas peças de cerâmica, que simultâneamente nos contam a História do livro em que são personagens.
Genial.

"É uma estória de memórias de um Alentejo profundo dos meados do século XX, onde o amôr que não cumpre a tradição, condena uma moça à má língua e À vergonha, mas também à superação coragem e reinvenção "


Para contar esta estória, Vanda Palma encerra as pequenas personagens em cerâmica em caixas de papel, e espalha-as pelas paredes na Casa Faleiro, que oferece o ambiente perfeito para albergar a figurinha da primas Joana do Monte das Lágrimas e do seu amado Sebastião do Lugar da Triste Lembrança.


No inicio da pomposa escada da Casa Faleiro, e depois de breves palavras do Vereador da Cultura Paulo Nascimento, a Vanda , que não escondia a sua felicidade, dirigiu algumas palavras introdutórias e a todos convidou a segui-la escadas acima onde decorreria a inauguração foral.




E foi lá que deixou soltar toda a sua emoção


rodeada de amigas e também artesãs


falou do que estava a sentir



e .claro do seu livro, da sua obra

Sentiu-se bons fluídos naquela sala, sentiu-se o clima de camaradagem que se estabeleceu em torno da Vanda, estavam ali, não apenas curiosos visitantes ,mas sim, pessoas que muto gostam dela, e isso estava no ar.


e vieram os afectos e os autogravos

e a visita à estória



sempre explicada em detalhes pela Vanda






A CASA DAS PRIMAS teve o previlégio de ter assistido , e deseja muitos êxitos À Vanda.