sexta-feira, setembro 06, 2013

FOI UM ÊXITO O SHOW DE LANÇAMENTO DO DVD "CHICO LOBO & PEDRO MESTRE" em Belo horizonte

.
PEDRO MESTRE E CHICO LOBO LANÇARAM
O SEU DVD EM BELO HORIZONTE COM O
ÊXITO QUE MERECERAM.



Esta é a primeira imagem que nos chega do Show de lançamento do DVD dos nossos amigos PEDRO MESTRE e CHICO LOBO,

postados pelo Pedro no facebook


Este DVD , e afinal toda a obra conjunta que têm vindo a construir, nasceram duma amizade consolidada em sete anos de muitas parcerias de seus tocadores e é plamada no show conjunto que apresentaram , no auditório do CREA-Minas. “Não precisou que nos conhecêssemos antes para os instrumentos poderem soar juntos”, diz Lobo. “As duas violas, tanto a caipira brasileira quanto a campaniça, descendem das violas de arame portuguesas”, explica o Chico .

“Existem muitos paralelos, a sonoridade doce, muito bonita e vasta. A forma dos mestres do Brasil tocarem se parece muito com a dos nossos, a técnica do polegar, do dedão”, disse o Pedro Mestre à Comunicação sosial local.. Quando a viola aportou no Brasil, foi forjada de uma outra forma, baseada na cultura interiorana do país, modificada em relação às suas origens lusas, juntou Chico Lobo. “Foi o reencontro do filho com a mãe”.

“O Pedro é uma figura fundamental na revalorização da viola. Aprendeu a tocar e a construir a viola com os últimos mestres vivos, e depois, como artista faz com que os jovens passem a olhar instrumentos não como algo ancestrais, dos antigos, mas como próprios da cultura deles. Além disso, é um exímio tocador”.

O encontro entre os músicos plasmou-se num álbum conjunto, “Encontro de Violas”, lançado em 2007. Em 2012, gravaram um show no Rio de Janeiro, que é a base do DVD “De Minas ao Alentejo”, mote da apresentação de hoje. O DVD traz também um documentário, “Brasil-Portugal”, registro do contato entre as duas culturas, com Pedro Mestre e Lobo circulando com familiaridade nas raízes um do outro, entre os guardiões de folia do interior mineiro e as rodas de dança, toques e cantos lusitanos. “Mergulhamos no cotidiano um do outro. Não é uma cultura sobrepondo à outra, é a partilha, elas estão soando juntas”, define Lobo.

“A ideia do show é apresentar um pouco das duas culturas, as diferentes realidades conversando através da música. Apresentaremos o repertório presente no DVD e temas inéditos que fizemos para esse encontro, além de contar histórias desta vivência conjunta que formamos com o passar dos anos”, diz Pedro Mestre, a respeito da dinâmica do show de hoje à noite.

Agenda

O QUÊ. Show “De Minas ao Alentejo” – Encontro de Violas com Chico Lobo e Pedro Mestre

QUANDO. 4 de Setembro, às 20h30

ONDE. Auditório do CREA - Minas (av. Álvares Cabral, 1.600, Santo Agostinho)

QUANTO. R$ 30 reais (já incluso o DVD)


Fonte: Jornal O Tempo Tags: Quando ,Duas ,Violas ,Se ,Encontram ,