domingo, maio 04, 2014

O FILME "ALENTEJO,ALENTEJO" de SERGIO TREFAUT, GANHA PRÉMIO DE MELHOR LONGA METRAGEM NO INDIE LISBOA 2014

.
O FILME DE SERGIO SERGIO TREFAUT, SOBRE O
CANTE ALENTEJANO VENCEU O PRÉMIO ALIANZ
PARA MELHOR LONGA, NO INDIE LISBOA 2014

Filme de Sérgio Tréfaut sobre cante alentejano vence galardão no IndieLisboa



"Alentejo, Alentejo", de Sérgio Tréfaut, sobre o cante alentejano, venceu o Prémio Allianz - Digimaster para Melhor Longa-Metragem Portuguesa, do Festival IndieLisboa, que termina no domingo.



"Matar a un hombre", de Alejandro Fernández Almendras, uma coprodução franco-chilena, venceu o Grande Prémio de Longa-Metragem Cidade de Lisboa, foi hoje divulgado pela organização.

O júri destes dois galardões foi constituído por Margarida Cardoso, Marie-Pierre Duhamel e Ariel Schweitzer.


Alentejo, Alentejo

Sérgio Tréfaut

Secções: Competição Nacional, Observatório

2013, 100′
Argumento: Sérgio Tréfaut
Fotografia: João Ribeiro
Diretor de som: Miguel Moraes Cabral, Olivier Blanc, Armanda Carvalho
Produção: Faux


De origem popular, o “cante” alentejano sobrevive graças aos grupos que o cultivam no Alentejo e na periferia de Lisboa, os quais recapitulam em ensaio o repertório conhecido de memória, quase sem registo escrito ou sonoro e com reduzidas alterações criativas. No Alentejo, dezenas de grupos amadores reúnem-se regularmente para ensaiar antigos cantos polifónicos e para improvisar cantos sobre o tempo presente. Nascido nas tabernas e nos campos, cantado por camponeses e por mineiros, o cante alentejano deixou os campos e atravessou as fronteiras da sua região. Nas últimas décadas, com a diáspora alentejana, apareceram novos grupos na periferia industrial de Lisboa e em diversos países de emigração, acentuando o cante como traço identitário dos alentejanos onde quer que estejam. Este filme é uma viagem pelo Portugal contemporâneo, através de um modo musical único e dos seus intérpretes.