sexta-feira, maio 23, 2014

TERRAS SEM SOMBRA

.
COM A BASILICA REAL DE CASTRO VERDE
COM A SUA CRISTALINA QUALIDADE DE SOM
COMO ESPAÇO , O FESTIVAL TERRAS SEM
SOMBRA APRESENTOU ENSEMBLE I TURCHINI



Festival Terras Sem Sombra 2014 apresentou Ensemble I Turchini em Castro Verde



No âmbito do Festival “Terras sem Sombra: 10º Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo”, Castro Verde recebeu no ultimo sábado, na Basílica Real de Nossa Senhora da Conceição, um concerto com Ensemble I Turchini, subordinado à temática “Metáforas do Infinito: A Espiritualidade nas Polifonias dos Séculos XI-XX”.

Fundado em 1987 por Antonio Florio, sob o nome de Cappella della Pietà de’ Turchini, este ensemble é formado por cantores e instrumentistas especializados na interpretação da música napolitana dos séculos XVII e XVIII, valorizando a descoberta de compositores desconhecidos. A originalidade dos programas e a adesão a uma estrita prática do desempenho histórico faz de I Turchini uma das vanguardas da cena musical italiana e europeia.


Sob a direção musical de António Floro, o agrupamento formado por cantores e instrumentistas especializados na interpretação da música napolitana dos séculos XVII e XVIII, que vem valorizando a descoberta de compositores desconhecidos, apresentou um concerto intitulado “Theatrum Sacrum: Obras-primas do Barroco Napolitano”, onde a originalidade dos programas e a adesão a uma prática do desempenho barroco faz de I Turchini uma das vanguardas da cena musical italiana e europeia.

A Basilica esteve literalmente cheia, os castrenses ,como sempre neste tipo de eventos ,responderam com a sua presença, prestigiando a cultura .


Então, sob batuta de Antonio Florio e com a presença da voz sublime da soprano Valentina Varriale, interpretou obras-primas do Barroco Napolitano , das quais mostro aqui um pequeno exerto



onde se percebe a qualidade da interpretação




e a grandiosidade do enquadramento






Castro Verde viveu mais um grande espectáculo que se espera se repita.