quinta-feira, setembro 04, 2014

CRÓNICA DO EVENTO CULTURAL DA RÁDIO RCP VAR EM CASTRO VERDE

.
O AMIGO JOSÉ MATOS, UM ALENTEJANO
DE ODEMIRA, LOCUTOR DE RÁDIO POR
OPÇÃO E PAIXÃO, DIARIAMENTE INVADE
AS NOSSAS CASAS ATRAVÉS DA RÁDIO
RCP VAR, PROMOVENDO O ALENTEJO POR
ESSE MUNDO FÓRA.



É através da web-rádio, RCP -VAR ,RADIO PORTUGUESA DO VAR (França), que no inicio de 2004 ao ver rejeitada licença de rádio, passou a emitir através da web-rádio, estendendo-se depois a todas as comunidades
, que o nosso amigo José Matos transmite os seus programas ,divulgando o seu Alentejo.

Este ano, decidiu fazer o almoço anual (neste caso o 2º.) dos ouvintes e amigos da sua rádio em Castro Verde, seguido de um espectáculo que decorreu no Cineteatro Municipal da vila, com cante alentejano, fados e poetas populares.


O almoço teve lugar no Restaurante Seara, em Castro Verde, reunindo sessenta e tal amigos.

À mesa no Restaurante Seara (foto de Jeanne Marie Hauri)

(foto de Jeanne Marie Hauri)


O espectáculo, a que a CASA DAS PRIMAS assistiu, atingiu elevada qualidade, passando pelo palco do Cineteatro, ao longo de cerca de quatro deliciosas horas ,os melhores "performers" desta região, quer no cante alentejano, quer no fado ou ainda na poesia popular.

Desde já adianto que tive a infelicidade de ter a minha cÂmera avariada, com o "Movie Servo AF" que permite mantér a focagem durante a gravação de vídeo ,inoperacional, o que implicou a perca da maioria das filmagens que captei durante o espectáculo.

Vou aqui publicar as que consegui salvar, e mesmo essas com defeitos de focagem ,pelo que peço a vossa compreensão.

Na 1ª.parte do espectáculo, a que o amigo José Matos chamou EVENTO CULTURAL, foi preenchido com grupos corais, e dessas actuações salvei a do Grupo Coral Vozes Femininas de Amoreiras Gare


Grupo muito aplaudido de uma terra com prestigio no cante e também no baldão.

De São Marcos da Ataboeira viram as ATABUAS, COM AS SUAS BELISSIMAS VOZES



apresentadas pelo seu ensaiador PEDRO MESTRE.


De Ervidel veio o GRUPO CORAL MARGENS DO ROXO



Pedro Mestre voltou ao palco então com o seu GRUPO CORAL OS CARDADORES DA SETE


e depois com o GRUPO VIOLAS CAMPANIÇAS, agora com o reforço de Zé Diogo Bento e David Pereira.
Porque as imagens que captei saíram gralhadas pelo motivo que atrás descrevi, vou aqui incluir uma actuação do grupo também por mim filmado no mesmo local, esperando que quer o José Matos, quer os elementos do grupo perdoem a decisão

nesta actuação ,também de grande qualidade, não incluía o Zé Diogo Bento.

Foi então a vez dos fadistas , subiu ao palco JORGE GANHÃO ,um alentejano no fado


que desde o primeiro momento empolgou a sala

e o fado continuou com outra alentejana, a MARIA ALICE.



E veio o tempo dos poetas populares, ao palco do Cineteatro de Castro Verde subiram â vez 20 artistas da rima, os que maioritariamente em décimas falam sobre a vida real com expressões do dia a dia.

Não consegui captar com qualidade mínima de som e imagem grande parte das suas actuações . deixo aqui as que atingem os técnicos de puderem ser publicados .

Começo pela poetisa ARLETE ANJOS,que já conhecia do facebook,e a quem agora tive o previlégio de ter conhecido pessoalmente no Cineteatro, e que me autografou o seu livro de poemas "FRAGMENTOS D ALMA", que li e recomendo pela qualidade e sensibilidade dos seus poemas.


O livro é muito bom, e esteve à venda no foyer do Cinema


Embora a imagem vídeo esteja com problemas ,decidi publicar para não perder a audição do excelente poema de ARLETE ANJOS.

Encheu o palco e muito animou a sala, o muito admirado aqui por Castro, o poeta BAGACINHA, que no seu estilo inconfundível


e que uma vez mais fez vibrar os presentes


Também a poetisa ANA MARIA PEREIRA disse os seus poemas



O poeta MANUEL GRAÇA, de São Marinho das Amoreiras, muito querido e admirado em Castro Verde, também como grande interprete de baldão, também veio juntar-se à festa do amigo José Matos




Sempre muito aplaudido, Manuel Graça estará na mesa do baldão que terá lugar em Castro Verde, como é tradicional na Feira de Castro, no próximo mês de Outubro.

Muitos mais poetas intervieram nesta bonita festa que nos trouxe José Matos, lamentavelmente as gravações ficram gralhadas e não me é possível aqui publicar.


Parabéns a todos e um forte abraço ao amigo José Matos, e ao seu trabalho incansável de promoção do seu Alentejo.