quinta-feira, setembro 18, 2014

SETE SÓIS,SETE LUAS - ABERTURA E VISITA GUIADA ÀS EXPOSIÇÕES

.
TAL COMO EM EDIÇÕES ANTERIORES, NA
SEXTA FEIRA DO FESTIVAL ,TEVE LUGAR
A CERIMÓNIA DA ABERTURA DAS EXPOSI-
ÇÕES, DOS ARTISTAS PLASTICOS PARTI.
CIPANTES.



A primeira exposição a ser inaugurada, no 1º, andar do edifício da Junta de Freguesia , foi a de fotografia do italiano CHARLEY FAZIO, um Siciliano a mostrar a sua terra, a sua região através da imagem.


A Exposição com o título: CON L'ISOLA DENTRO.VIAGGI TRA GENTI E LUOGHI DI SICLIA, tem imagens de grade beleza e qualidade técnica, que muito impressionou quem a visitou.


Como é habitual nestes eventos, o vereador da Cultura da Câmara de Castro Verde, PAULO NASCIMENTO, dirigiu-se aos presentes num breve
improviso apresentando o autor, no que foi seguido pelo Director Artistico do Festival MARCO ABBONDANZA:



E por fim CHARLEY FAZIO, o autor



depois foi a procura das fotos





A segunda Exposição a ser inaugurada, foi a de HASSAN ECHAIR, de Marrocos, uma instalação artística a que o artista deu o título HORIZON PLOMBÉ, e que esteve patente na Casa Faleiro, para onde nos dirigimos de seguida.

Antes de subir ao 1º.andar, de novo ,e agora junto à escadaria que lhe dá acesso, de novo algumas palavras de Paulo Nascimento e de Marco Abbondanza.


Já no local da Exposição, Marco Abbondanza, apresentou o Professor da Escola de Belas Artes de Tetuan,Hassan Echair, fez o seu elogio, e assistiu então o artista na apresentação do seu trabalho,traduzindo do francês por ele falado. Hassan Echair mostrou com grande elevação e sentimento, a influência que sobre ele produziram as pessoas e a geografia de Castro Verde, especialmente o branco e negro das suas pedras ,e a sua consistência ,que se reflectiu na construção das peças em exibição produzidas durante a sua semana de residência artística na Vila.



"as pedras de Castro Verde levaram a minha sobra, ela foi aspirada nos dias da minha permanência aqui...."



Foi marcante a presença do artista entre nós, e também ele se sentiu marcado pela forma como foi aqui tratado.
"Senti-me muito valorizado, muitas pessoas me saudavam nas ruas e me perguntavam :está tudo bem?


as imagens da sua obra falam por si





Foram então todos convidados a descer à Rua D.Afonso I onde ,onde foi foi apresentada a Instalação artistica de autoria de VANDA PALMA, que a
artista plástica denominou DEIXEM FALAR AS PEDRAS, a partir do livro com o mesmo nome do escritor DAVID MACHADO.


Apresentada pelo Vereador da Cultura Paulo Nascimento, Vanda Palma,dirigiu-se então aos presentes num ágil e bem disposto improviso ,dando pistas para o entendimento da sua obra, que reflecte bem a sua forma de estar de bem com a vida, e a sua vontade de a partilhar.



aqui deixo então algumas das instalações ao longo da Rua D. Afonso I



e o livro que inspirou a artista na Instalação






E partiu-se então para a ultima das inaugurações, a da Galeria Loja 30, este ano denominada NA TOCA DA LEBRE, numa feliz associação à artista plástica ANA LEBRE, e que junta um COLETIVO DE ARTISTAS LOCAIS.


Uma vez mais Paulo Nascimento fez a apresentação e o elogio ,quer da Ana Lebre e a sua disponibilidade de reunir os seus amigos artistas e ceder o seu espaço, a Loja 30.



(ANA LEBRE)

(HELENA PASSOS)


No final, e já na rua, o tradicional aperitivo e confraternização


Uma terra com gente que se interessa pela cultura, pela arte, é decerto uma terra feliz e de bem com a vida.