terça-feira, setembro 16, 2014

O CONCERTO DE ABERTURA DO FESTIVAL SETE SÓIS,SETE LUAS EM CASTRO VERDE

.
A CASA DAS PRIMAS, TAL COMO TODOS OS
ANOS TEM FEITO, VAI PUBLICAR O QUE
VIU E OUVIU NO DECORRER DOS SETE SÓIS,
SETE LUAS DE CASTRO VERDE.


Ao longo dos 4 dias do Festival foram muitos os eventos programados, estive em muitos deles e começo aqui por falar do CONCERTO DE ABERTURA, que teve lugar no Cineteatro Municipal de Castro Verde.

Sala a abarrotar , nesta primeira noite de Sete Sóis,Sete Luas com grande maioria de gente da vila, pois o grosso dos forasteiros só a partir de sexta feira começariam a chegar .

Mesmo assim já encontrei alguns dos que sempre voltam nestas alturas, como a Celina Piedade, e os cada vez mais fieis portuenses .

O arranque formal do Festival foi então dado pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal Paulo Nascimento, rodeado pelo Director Artistico da Associação,Sete Luas Sete Sóis ,Marco Abbondanza e pela
representante da Associação Pédexumbo.

O Concerto iniciou-se no palco, com um dos ex-libris da Vila, o incontornável Grupo Coral
Ganhões de Castro Verde, o mais antigo dos Grupos Corais, cada vez com maior qualidade , e agora, já com alguma juventude no elenco a prometer a continuidade do cante que alguns chegaram a temer.

Deu-se a partida artistica dos Sete Sóis, com o som e a presença dos Ganhões de Castro Verde a serem apresentados pelo Filipe Pratas


muito aplaudidos , muito acarinhados pelos presentes na sala do Cineteatro


muitos deles a não resistir a trautear as modas vindas do palco

No intervalo, e enquanto se preparava o cenário para a 2ª.parte do Programa , Marco Abbondanza apresentou às Sala ,quer o grupo de músicos que iria actuar, o chamado 7luas.cordas.orkestra,quer a Chef croata Doris Cerin Otocan, e convidou e recomendando a todos, que no final do espectáculo,descessem ao Café 7ª.Arte .onde Doris apresentaria uma seleção de tapas de sua criação a reflectira tradição gastronómica da sua região, a Istria.



E subiu ao palco o grupo dos 7 músicos que integrando uma residência artistica em Castro Verde , durante a semana que precedeu este Festival, representando vários países mediterrânicos:

E foi então a vez da 7LUAS.CORDAS.ORKESTRA


com várias criações dos músicos do colectivo



como esta do português Luis Peixoto ao bandolim



ou esta morna do cabo verdeano Dany






E no fim da actuação dos 7LUAS.... muito aplaudidos de pé pela sala entrusismada e rendida, todos, ou quase todos se dirigiram ao 7ª.arte, para a recomendada boca livre ....

O espaço do Café, foi pequeno para tanta gente curiosa de experimentar os sabores da Croácia


Mas quem é a Chef Doris e o que significou esta experiência de sabores da Istria (Croácia)?


os canapés ,com base de polenta encimados por improvável coroa de peixe estavam vistosos e uma delicia



na presença tutelar

da Chef Doris, que também tem uma fantástica voz, integrado um outro colectivo de músicos ,a que se chamou de VIBRA SÓIS, que actuariam no Concerto de encerramento dos Sete Sóis Sete Luas.





E foi o primeiro dia dos Sete Sóis