domingo, janeiro 15, 2017

FEIRA DO PAU ROXO

.
VEM AÍ A EDIÇÃO 2017
DA FEIRA DO PAU ROXO
EM CASTRO VERDE.



No dia 20 de janeiro, a partir das 08h00, a tradição repete-se no Rossio do Santo, em Castro Verde. É mais uma Feira de S. Sebastião (ou do Pau-Roxo) que chega enchendo o caminho que se estende até à Ermida de S. Sebastião de bancas, vendedores e fregueses.

São mil e um produtos e mercadorias que aqui se congregam. Roupas, sapatos, tecidos, chocalhos e coleiras para o gado, quinquilharias… e também produtos da terra. Árvores de fruto, produtos hortícolas, queijos e enchidos são alguns exemplos do que se pode encontrar nesta primeira feira do ano, e uma das últimas de tradição medieval.

A cenoura roxa ou “pau-roxo”, nome pelo qual esta leguminosa é vulgarmente conhecida, é também presença obrigatória nesta feira.

Neste âmbito, o Centro de Promoção do Património e do Turismo dinamiza, nos dias 20 e 21 de janeiro, um conjunto de iniciativas, como uma Conversa e degustação de pratos confecionados com Cenoura-Roxa e uma Oficina de Cozinha com Pau-Roxo, com o Chef Pedro Rolim, que tem como objetivo contrariar o desaparecimento anunciado do pau-roxo. Ao longo destes dois dias será ainda possível provar alguns pratos, entradas ou saladas, confecionados com esta leguminosa, nos Restaurantes de Castro Verde.



PROGRAMA

20 JANEIRO, 6ª feira

Feira de São Sebastião (Feira do Pau-Roxo)
Rossio do Santo (Castro Verde) | A partir das 08h00

Conversa e degustação de pratos confecionados com Cenoura-Roxa
Centro de Promoção do Património e do Turismo | 18h00

21 JANEIRO, sábado

Oficina de Cozinha com Pau-Roxo com o Chef Pedro Rolim (Chef responsável pela cozinha da Pousada de Alvito e formador da Escola Profissional de Alvito)
Inscrições no Centro de Promoção do Património e do Turismo, a partir de dia 17 de janeiro
Instalações da Universidade Sénior de Castro Verde | 16h00

20 e 21 DE JANEIRO, 6ª e sábado


Pau-Roxo nos Restaurantes de Castro Verde

Entradas e Saladas:

- A Lareira*
- Bombeiro
- Taberna 25*

Pratos cozinhados:

- Castro Restaurante
- A Planície
- A Seara
- Café do Manuel
- O Horácio
- Páteo da Villa
- Pizzaria Villa Itália

*encerra ao sábado

Org: Câmara Municipal de Castro Verde.
Colaboração: Escola Profissional de Alvito. Pousada de Alvito. Associação Sénior Castrense. Restaurantes de Castro Verde.



Partilhar