sexta-feira, outubro 23, 2009

JAZZALEMTEJO , em SANTIAGO DO CACÉM a partir de àmanhã

.
É JÁ AMANHÃ QUE TEM INICIO
O FESTIVAL JAZZALEMTEJO
EM SANTIAGO DO CACÉM

Jazz Alémtejo oferece uma semana de música ao Litoral Alentejano


Exposições, workshops, cinema documental e Jam Sessions dão início a uma semana dedicada ao jazz, no Litoral Alentejano, que arranca amanhã sábado e vai receber ainda músicos como Adriana Miki, Marta Hugon e o quarteto de Michael Kotzian.

O 5.º Encontro Internacional de Jazz do Litoral Alentejano – Jazz Alémtejo – começa com a inauguração de uma exposição de cartazes do Portugal Jazz 2008, da autoria de Joaquim Paulo, que, numa conversa com Ruben de Carvalho, vai dar a conhecer o seu livro “Jazz Covers”.

No primeiro dia do festival, que tem como palco a Biblioteca Municipal Manuel do Tojal, em Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém), a noite acaba com uma Jam Session pelo quarteto composto por Paulo Bandeira, Afonso Pais, Nelson Cascais e João Moreira.

O 5.º Jazz Alémtejo prossegue no domingo com a inauguração da exposição fotográfica “Eric Dolphy (1928-1964)” e com a projecção do filme “Bird”, de Clint Eastwood, baseado na vida de Charlie Parker, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém.

Este ano, o evento cresceu em programação e em duração, com “uma projecção mais espalhada no tempo e no espaço”

“Enquanto nos outros anos o Jazz Alémtejo decorria em três dias, este ano engloba uma série de actividades ao longo de uma semana”

O festival de jazz, que nas primeiras quatro edições se cingiu à localidade de Vila Nova de Santo André, estende-se este ano também a Santiago do Cacém, onde vão decorrer os concertos do quarteto de Michael Kotzian e ainda da portuguesa Marta Hugon, que encerram o JazzAlémtejo, no dia 31 de Outubro.

Durante a semana, além das exposições patentes ao público e dos ciclos de cinema documental, os mais pequenos também vão ter acividades, com dois workshops de instrumentos de percussão preparados para as Escolas Básicas dos 2.º e 3.º ciclos de Santo André e de Santiago do Cacém

Os blues voltam a marcar a “abertura oficial” dos concertos, a 29 de Outubro, com os Uncleking, no auditório da Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André, seguidos, no dia, 30 pelos Humanization 4tet e pela voz de Adriana Miki.

Nas últimas duas noites (30 e 31) do JazzAlémtejo, que “tem procurado cativar novos públicos”, depois dos concertos, regressa o já habitual “Jazz After Hours”, na Lagoa de Santo André, com o quarteto de Rui Caetano a marcar o ritmo, a partir das 23:30.