segunda-feira, outubro 05, 2009

O PODER ENCANTATÓRIO DO ALENTEJO

.
ESTES ULTIMOS TRÊS DIAS
FORAM DE VISITA DE SAUDA-
DE AO ALENTEJO, A CASTRO
VERDE ,DE UM MADEIRENSE
ENCANTADO COM A PLANICIE
DOURADA.


Já cá veio um rôr de vezes, e desde a primeira delas, ficou ligado aos encantos deste alentejo, pelo qual também eu me encantei.

O João Cardoso, vem de uma ilha maravilhosa, com paisagens de estarrecer, mas isso não o inibiu de ficar impressionado com o Alentejo.
É que o Alentejo não é só paisagem,longe disso, o que faz mais as pessoas ficarem presas a esta região é a hospitalidade ,a amizade ,os bons fluídos que aqui se captam.

Aqui em Castro,que o João já conhece de cór, curtiu as esplanadas do "Paraiso" e do "La Praça" as caminhadas pelas ruas da vila, as saudações amigas de quem já vai conhecendo, a paz, o sossego da sua vivência, mas também a agitação jovem da sextas e sábado à noite.

Fóra da Vila,demos uma volta por Moura, Barrancos, Vila Verde de Ficalho e Entradas.

NO LARGO DA BIBLIOTECA EM ENTRADAS
Para ele os pontos altos foram o almoço na "Cavalariça" de Entradas, (que belo o

sabôr do Ensopado de borrêgo), e o final da tarde a asistir à azáfama dos trabalhos de campo do Monte da Ribeira, onde não resistiu a subir para o trator do Tonico Zé a participar na tarefa alimentação das ovelhas:




Depois, foi o encanto de vêr á lua a despontar cêrro acima, e o degustar de um saboroso lanche alentejano.


A esta hora está a bordo do avião da TAP que o leva de regresso à sua ilha, mas , segundo prometeu, cá voltará brevemente para curtir esta linda região alentejana.