.
AQUI VAI MAIS UMA CRÓNICA DOS
SETE SÓIS, ESTA REFERE-SE À
OFICINA DE CANTE PELA ACA DOS
CARDADORES.
A Taberna do João das Cabeças, é dos locais mais autênticos da Vila de Castro.
Lembro-me com alguma saudade dos tempos em que as sessões de baldão ,um ex-libris da Feira de Castro,eram lá realizadas.
Aceito que o local era pequeno para tanta gente aficionada do baldão, o que implicava que muitos não conseguiam até entrar, tendo que ficar na rua a ouvir o som dos cantadores ao longe.
Por esssa razão.a partir de certa altura as sessões de baldão passaram a ter lugar em outros locais, como o rinque do antigo parque infantil (agora em obras) e ultimamente no Restaurante Solposto e no Forum Municipal.
Pois bem, muito me agradou que nesta edição dos Sete Sois, a ACA-Assiciação de Cante Alentejano os Cardadores, tenha organizado a sua oficina de cante no João das Cabeças.
Uma vez mais a Taberna do João das Cabeças se encheu de gente, música,vozes de cantadores e de Alentejanidade.
O Pedro Mestre deu as boas vindas, distribuiu policopiados com as letras das modas e a todos convidou a com ele e com os Cardadores cantar.
A emoção de vêr as modas
a ser cantadas por tantas gargantas
por alentejanos e forasteiros rendidos ao momento
foi uma vez mais compensador, parav quem como o Pedro Mestre e os Cardadores da Sete, tanto do seu esforço, talento e energia generosa, têm dado para o conhecimento e fomento do cante por esse país e mundo fóra.