terça-feira, dezembro 01, 2009

BENZEDURAS NO "ANTIGAMENTE DA VIDA"

.
ANTIGAMENTE, QUANDO A INFORMAÇÃO
NÃO CHEGAVA À CASA DE TODOS PELA
TELEVISÃO ,OU ATÉ VIA RÁDIO, AS
PESSOAS ,DESENRASCAVAM AS SUAS
MALEITAS SEGUINDO AS TRADIÇÕES
DOS MAIS ANTIGOS



"Conhecimentos" que vinham de avós,para pais,para filhos, que perante a dôr física ou do "juizo",em "estado de necessidade" reagiam através de mèzinhas ,rezas ou benzeduras.

Hoje à tarde,conversando sobre tradições antigas no Alentejo, de reacção às maleitas veio à baila a bendedura contra o "zipalão".

Diziam-me que contra o vermelhum e o inchaço a que os antigos chamavam "zipalão" tinha que se dizer esta benzedura, cada dia por uma pessoa diferente:

BENZEDURA DO ZIPALÃO

"Jesus e Jesus que é o Santo nome de Jesus, a onde está o Santo nome de Jesus, não entra
mal nenhum. Onde o Santo nome de Jesus entrou mal nenhum ficou.
Jesus, e Jesus corto zipalão isso mesmo corto por zipalão e zipela alvar, alvarinho e
branquinho, vermelho e sanguinho e barbe linho e picador do juízo e sarnoso verde e
seco, branco e negro, todas as qualidades de zipalão, que no corpo deste fulano estiver.
Indo Nossa Senhora por um caminho , se encontrou com a rui vinha,e a Nossa Senhora le
disse: para onde vais rui vinha? - eu não sou rui vinha, sou vermelhinha que te,vou
comer a carne, e te hei-de beber o sangue e te hei-de roer o osso. Nem minha carne
comereis nem o meu sangue bebereis nem o meu osso ades roer, que eu te hei-de ferir e te hei-de cortar e te hei-de matar do corpo deste fulano.
Ades saltar e nem mais ades voltar,sejas lançada para aquela banda das aguas do mar,
onde não ouça galo cantar, nem filho por pai bradar.
Em louvor de Deus e da virgem Maria , Pai Nosso e Avé Maria e gloria ao Pai...).
NOTA) esta benzedura é oferecida, á sagrada morte e paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo,e ás cinco chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo.
"

Esta outra benzedura era contra a espinhela caída:

Oração contra a espinhela caída

"Espinhela caída
Portas ao mar
Arcas, espinhelas
Em teu lugar
Assim como Cristo
Senhor nosso, andou
Pelo mundo, arcas
Espinhelas levantou
"

Dizia-se também esta contra o mau olhado:

"Jesus é verbo,
Verbo é Deus,
Fulano tem um quebranto,
Benza-o Deus.
Deus te benza, e benza-te Deus:
De lua e d’ar e d’olhadela;
De dores nervosas e de sol no miolo;
De lua nas tripas e d’azar;
E de mal d’inveja e de tod’o mal
Dois olhos te viram mal.
E três te viram bem;
E Deus Pai, Deus Filho,
E Deus Espírito Santo Amém
Em louvor de Deus e da Virgem Maria
Um Padre Nosso e uma Ave Maria."

A benzedura era rezada três vezes fazendo cruzes sobre a água.

Esta outra era para afugentar o diabo:

"Eu me entrego a Jesus
e à Santíssima Cruz,
ao Santíssimo Sacramento,
ás três relíquias que tem dentro,
ás três missas de Natal,
que me não aconteça nenhum mal.
Maria Santíssima seja sempre
comigo, o anjo da minha guarda
me guarde e me livre
das astucias de Satanás.
Pai Nosso
Ave Maria
"