.
A PARTIR DE AMANHÃ,AMARELEJA
VAI ESTAR EM FESTA COM A SUA
FEIRA DA VINHA E DO VINHO
VÃO SER 4 DIAS A BOMBAR
Programa da VIII Feira da Vinha e do Vinho
Dia 5 (Sábado)
09.00 H -
TT Rota dos Vinhos de Amareleja 2009 – concentração no “Largo do Regato”
20.00 H -
Sessão de Inauguração da Feira
21.00 H -
Actuação dos Grupos: Coral Masculino da Casa do Povo de Amareleja e Coral Feminino “Espigas Douradas”
22.30 H -
Actuação da “Tuna Sabes” da Escola Superior de Educação de Lisboa
Dia 6 (Domingo)
19.00 H -
Actuação do grupo de música tradicional Portuguesa “Cantes do meu Cante”
21.00 H -
Actuação do grupo espanhol “Sones Romeros” de Ensinasola (Huelva)
´ 22.30 H -
Actuação do grupo “Quarteto Eléctrico”
Dia 7 (Segunda-feira)
20.00 H -
Actuação dos Grupo Coral da Sociedade Recreativa Amarelejense
21.00 H -
Concerto de Acordeões
Dia 8 (Terça-feira)
18.00 H -
Concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica União Musical Amarelejense
Horário da Feira:
Sábado: 20.00 – 24.00 Horas
Domingo e Segunda-Feira: 11.00 – 24.00 Horas
Terça-feira: 11.00 – 20.00 Horas
Freguesia de Amareleja - uma janela para o mundo
Terra do Sol, de tradições bem vincadas, famosa pelo seu vinho e, agora, também por ter a maior central solar fotovoltaica do mundo, Amareleja foi elevada à categoria de Vila em 16 de Agosto de 1991. Ocupa uma área de 10.834 hectares e conta com uma população de 2.760 habitantes (censos de 2001).
“Campo das Amarelas” teria sido o nome dado pelos primeiros povoadores, pela abundância de flores daquela cor, atribuindo-se a sua fundação à época romana, segundo afirma o Padre João Rodrigues Lobato, na sua obra “Amareleja: rumo à sua história”.
A Vila possui vários monumentos como a Igreja Matriz, cuja construção remonta à época de D. João III, a Igreja da Graça, a Capela de Santo António, com uma imagem do século XVI, e a Capela de Santo Isidro ou da Penha.
Movimento associativo dinâmico
Com um movimento associativo pujante, de que se destaca a Banda Filarmónica, com 150 anos de existência, a freguesia de Amareleja oferece uma vasta oferta cultural e desportiva que envolve ensino da música, grupos corais, artes plásticas, actividades equestres, pesca, jogos tradicionais, futebol, futsal, caça, tiro, entre outras.
Terra do bom vinho
Também a produção de vinho merece destaque. Enormes talhas de barro guardam os vinhos que se produzem na Amareleja segundo os métodos tradicionais. São utilizadas, essencialmente, castas autóctones como a Moreto, nos vinhos tintos, e a Diagalves, no vinho branco, que se adaptam bem às altas temperaturas que se registam na região e que dão ao vinho um paladar único de que os produtores de Amareleja se orgulham. Também as passas de uva ocupam um lugar de destaque na economia local.
A Feira da Vinha e do Vinho, que já vai na sétima edição, é o local de encontro anual dos produtores e apreciadores do bom vinho, ou não estivesse a Amareleja incluída numa afamada Região Demarcada de Vinhos.