quinta-feira, fevereiro 11, 2010

grupos corais alentejanos - CORAL HARMONIA DE SANTIAGO DO CACÉM

.
O NOSSO BLOGUE CONTINUA A
DIVULGAR GRUPOS CORAIS
ALENTEJANOS. HOJE O GRU-
PO CORAL HARMONIA.



A sua origem remonta ao ano de 1984, e representa hoje uma das actividades culturais da Sociedade Harmonia, fundada em 1847 é uma das mais antigas colectividades do país.

O coral nasce com o nome de “Orfeão Miróbriga”,foi seu maestro fundador António Coutinho e apartir de 1950 a batuta paasa para Francisco M.Neto. É em Fevereiro de 1984, que o grupo adopta o nome de Coral Harmonia sendo dirigido pelo maestro Jacinto Maria e ainda no mesmo ano sucede-lhe o maestro José Duarte.

Desde 1992, o Coral Harmonia é dirigido pelo maestro Fernando Malão e entre 1994 e 1999 a direcção musical teve também como maestro titular adjunto Pedro Ramos.

Na década de 90 destaca-se a organização anual na Igreja Matriz de Santiago do Cacém dos Concertos de Natal, apresentando entre outras,obras do actual maestro acompanhadas por instrumentistas profissionais oriundos das mais distintas orquestras nacionais e internacionais, que reúne ano após ano cerca de 500 espectadores. Organiza também o Encontro de Coros que desde o ano 2000, pela dimensão do programa, assume o nome de Jornadas Corais. Promove os primeiros encontros de Debate/Reflexão sobre o Cante Alentejano reunindo personalidades ligadas à Musicologia e Etnomusicologia. Realiza duas gravações discográficas “Os melhores Coros Amadores da Região” e “Memórias” de Jorge Ganhão. Em 1996 apadrinha o nascimento do coral “Ideias do Levante” de Lagoa.

Para além dos habituais concertos em território nacional destacam-se: o concerto comemorativo do dia de Santa Cecília em Zafra -Badajoz (ESP); a digressão ao arquipélago dos Açores, a convite do Grupo Coral das Lages do Pico; as tournées internacionais a : Itália (2002), região de Veneza a convite do Coro António de Vecchi, Espanha (2004), à vila de Torreperogil-Jaen, e França(2006), às cidades de Bergerac,Mombazillac e Sarlat em intercâmbio com o Coro Le Tourdion de Mombazillac e mais recentemente a Trecastagni – Sicília, Itália(2008).

Em 2001, apresenta ao públicono seu Concerto de Natal o Coro Juvenil. No ano de 2004 faz a estreia nacional da peça “Ethno Mass for Peace” de Lorenz Maierhofer.

Em 2005 recebe a Medalha de Mérito do Municipio de Santiago do Cacém “Pela excelência do seu trablho no âmbito da música coral polofónica, com trabalhos editados e amplamente reconhecidos que, desta forma, representa Santiago do Cacém além fronteiras e divulga o nosso Município”.

Em 2006 torna-se na primeira colectividade Santiaguense a expor o seu espólio no Museu Municipal de Santiago do Cacém, numa exposição denominada “Afinições” e estreia o projecto “Canções para Um Mundo Melhor”, acompanhado pelo quarteto “Swing a Quatro”. Participa, pela segunda vez no programa televisivo “Praça da Alegria”.

No ano de 2007 participa na gravação do último trabalho de Paco Bandeira “No Canto do Espelho” e no espectáculo de apresentação do mesmo no Coliseu de Elvas. Neste mesmo ano é convidado pela Roma Editoras para integrar o livro sobre grupos corais Portugueses.

2008 é o ano de estreia do projecto “Tempos de Fantasia”, um espectáculo em conjunto com o Coral Harmonia Juvenil e acompanhados pelo “Trio em Jazz” percorre o imaginário dos filmes de animação da Disney.

No âmbito formativo o coro teve a participação especial na regência do maestro José Robert e da Drª Clara Correia.

Por proposta do seu autor, Lorenz Maierhofer,apresenta em estreia nacional “Missa Lumen” no seu Concerto de Natal de 2009. Já em 2010 e numa organização conjunta com os “afilhados” Coral Atlântico, promove as Oficinas Corais 2010 conduzidas pelo referido compositor e um ciclo de concertos onde se destaca “Missa de Anima” interpretada pelos dois corais.

Actualmente é filiado na associação de coros ACAL e na Associação Internacional ” The Planety Chorus”. É constituido por 44 elementos com idades compreendidas entre os 12 e os 80 anos.


O Coral Harmonia assinalou durante o ano de 2009 as “Bodas de Prata”.

25 anos de Canto, ambição, permanente procura de desafios e a qualidade sempre crescente. 25 anos de orgulho no trabalho produzido.
.