quarta-feira, abril 14, 2010

HOJE, HÁ "CINEMA ÀS QUARTAS" EM CASTRO VERDE

.
É QUARTA FEIRA, ENTÃO É DIA
DE CINEMA ALTERNATIVO DE
QUALIDADE NO LUGAR DO COS-
TIME, NO FORUM MUNICIPAL.

O FILME DE HOJE É

O Silêncio de Lorna
Drama


realizadores: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Elenco: Arta Dobroshi, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Alban Ukaj, Morgan Marinne
Roteiro: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Duração: 105 min.




Uma imigrante albanesa, Lorna, se casa-se com o drogado Claudy. Para ela, o casamento de aparência traria a cidadania belga e para ele, dinheiro para sustentar o vício. Mas os dois acabam se envolvendo emocionalmente e, assim, podem estragar os planos do "agenciador" do casamento, que espera que ele morra de overdose para Lorna casar novamente, desta vez com um russo, também trocando a cidadania por dinheiro.

Trazendo à tona um tema recorrente na Europa actual, a imigração, os irmãos Dardenne criam um ambiente mudo e dolorido e oferecem ao espectador uma viagem que não dura apenas o tempo da projeção. Os pensamentos continuam trabalhando até muito tempo depois.

Como sempre, na trilha do cinema naturalista, com actuações simples, sem trilha sonora e seqüências do dia-a-dia, a história de Lorna tem um tom real e toca fundo.

A atriz albanesa Arta Dobroshi, veterana no teatro, dá vida à contida e passiva Lorna. Jérémie Renier é o desesperado Claudy e o triste casal acaba conquistando quem assiste ao filme.

No geral, o longa lembra, em alguns aspectos, os anteriores da dupla de irmãos belga e, como era de se esperar, é imperdível!

Um Grande Momento de cinema vos espera logo à noite no Forum de todas as magias

prémios
Cannes: Palma de Ouro, Roteiro