quinta-feira, abril 29, 2010

"OLHARES" - ESPECTÁCULO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DA COMPANHIA DE DANÇA DE ALMADA COM OS GANHÕES DE CASTRO VERDE

.
"OLHARES" FOI UM ESPECTÁCULO
INTEGRADO NA PROGRAMAÇÃO DA
QUINZENA CULTURAL DO CAMPO
BRANCO-CASTRO VERDE.

E onde se assistiu à integração do cante da dança e da poesia, numa fusão harmónica e de rara beleza.



O Alentejo cantado e dançado em coreografias de tirar a respiração, e que a sala reconheceu com generosos aplausos.






Nuno Gomes, 0 autor da coreografia, pensou-a ,dedicada à realidade da grandeza e excelência do Alentejo, da Terra e do Povo .

Logo no primeiro quadro, os Ganhões de Castro Verde cantaram o seu Alentejo, a sua região, a sua terra , enquanto passavam em slide, no ecran de cena ,imagens do que cantavam.


Pena que estas imagens aparecem um pouco escuras, devido à pouca luminusidade escolhida para esta coreografia.Publico o sketche mesmo assim ,para que, os que não puderam cá estar, melhor consigam entender o espirito do espectáculo.

Gostei francamente do efeito final da coreografia idealizada na mistura da polifonia do cante alentejano com a dança contemporânea, muito ousada e inovadora,



Foi muito apreciado e aplaudido o quadro em que os Ganhões enquanto cantavam , mimavam uma pisa, enquadrados pelos bailarinos e bailarinas quem iam interpretando na linguagem da dança moderna, aquela tarefa da vida do campo.




Outro grande momento aconteceu no palco do Cine Teatro, quando ,perante imagens de Florbela Espanca a ser projectadas em slide, se foi ouvindo poemas da grande poetisa alentejana, enquadrados por um bailado de grande beleza estética.



No final os aplausos ouvidos foram de longa duração e inteiramente merecidos



Que voltem!!!