sábado, abril 10, 2010

LUIS CLEMENTE, UM JOVEM MAESTRO ALENTEJANO DISTINGUIDO

.
MAIS UM ALENTEJANO QUE SE DISTINGUE,
DESTA FEITA NA ÁREA DA MÚSICA.
O JOVEM MAESTRO LUIS CLEMENTE,
FOI UM DOS 15 SELECIONADOS PARA
CONCURSO INTERNACIONAL.


O jovem maestro alentejano Luís Clemente, regente da banda filarmónica de Ferreira do Alentejo (Beja), foi um dos 15 selecionados para o quarto Concurso Internacional de Jovens Maestros, tornando-se o primeiro português a ser escolhido.

Das mais de 320 candidaturas elegíveis, o júri do VI Concurso Internacional de Jovens Maestros de Orquestras de Harmonia, formado por “altas figuras do panorama musical internacional”, selecionou 15 maestros, entre os quais o jovem maestro alentejano Luís Clemente.

O maestro, com licenciaturas em Ciências Musicais e em Direcção de Orquestra de Sopros e mestrado em Etnomusicologia, vai concorrer com 14 jovens maestros da Alemanha, Bélgica, Espanha, Estados Unidos da América, França e Hong Kong.

Durante o concurso, que vai decorrer na cidade francesa de Chênove, de 22 a 29 de maio, os jovens maestros irão trabalhar com músicos profissionais de orquestras e bandas sinfónicas e terão pela frente duas provas eliminatórias até à final, já só com três dos 15 concorrentes.

Na primeira prova, os selecionados terão que mostrar as suas características de ensaio e de interpretação de peças musicais, a partir de um repertório obrigatório, e, na segunda prova, sem ensaios, terão que simular um concerto.

A participação no concurso, só por si, “é muito importante”, sobretudo o contacto com outros maestros e o “privilégio” de trabalhar com músicos da Banda Sinfónica da Marinha Holandesa, “uma das mais prestigiadas ao nível da tradição de música de sopros na Europa”.