domingo, julho 11, 2010

escritoras de Castro Verde - MARIA AURORA ALEGRE CAMACHO

.
AO NOSSO BLOGUE INTERESSA TUDO O
QUE DIZ RESPEITO AO ALENTEJO, E
MUITO ESPECIALMENTE À REGIÃO DE
CASTRO VERDE.

"A pacatez da vila animava-se numa gravidez
anunciada.(..)Havia também as primas abusa-
doras que usurpavam as melhores camas,espa-
lhavam vestidos e pinturas por todo o lado,
saíam para a feira sem levantar um prato da
mesa,ocupavam os espelhos durante tempos
infinitos.."



É claro que fiquei entusiasmado quando soube do lançamento, dum livro de uma autora de Castro Verde.

Infelizmente estava no momento em Lisboa e não me foi possível estar presente num momento tão marcante para autores e leitores, com o é, o do lançamento de um livro.
Ainda para mais, quando nos cruzamos quase diàriamente com a autora.

Agora que já li a obra, e entrei um pouco na vivência do que era a vila de Castro naqueles anos, quero recomendar-te amigo leitor, que acompanhas o nosso blogue com frequência, que não deixes de lêr o livro.

No meu caso, que não vivi Castro Verde nos tempos que nos conta a autora, e que diàriamente questiono, curioso ,quem cá vive, sobre as "estórias" que testemunharam as fachadas centenárias da zona histórica da vila, foi muito saborosa e conclusiva a leitura.

A autora, Maria Aurora Verissimo Colaço Alegre Ramos Camacho, nasceu em Castro Verde, passando por cá os primeiros quinze anos da sua vida. Estudou por cá até onde na época era possível, no Externato da vila, e concluiu o ensino liceal em Beja.Ingressou em 1971 na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa onde se licenciou em Linguas e Literaturas Modernas na área de Português-Inglês.

Regressada à vila, lecionou e leciona Português e Inglês e colabora pontualmente com alguns escritos em jornais e na agenga cultural da vila.




sobre o conteúdo do livro, escreve a autora:

"Sinopse:
"A ideia de publicar este livro surgiu da necessidade de partilhar com os outros certas vivências e lembranças de personagens e cenas vividas na vila de Castro Verde. Assim, desfilam perante o leitor figuras que decerto conhece, quadros da vida real que lhe despertam emoções e lhe trazem à memória outros tempos, outras gentes. Memórias que unem as pessoas e as coisas, que constroem passados, presentes e futuros (A autora)"


Personagens
O Senhor Prior
Ana Parda
Barba e bigode
O pregoeiro
Raulinho
Ramiro
O engraxador
Leonel