quarta-feira, julho 21, 2010

preliminares

.

Ti Zé Amolador, homem de Beja já com 89 anos, de bengalinha de cabo de
bronze aparecia nas conversas de má língua no bancos do Jardim de
Beja, junto ao Coreto, e logo às 9 horas, quando o portão se abria.
Ali a velhada aparecia para ouvir cantar a passarada, falar dos
verdadeiros e falsos engates do passado, discutir os problemas
mundiais e até dizer mal do Governo, coisa que sabiam bem fazer......
Um dia o Ti Zé deixou de aparecer e ninguém sabia o que lhe tinha
acontecido! Nas páginas do Diário do Alentejo a fotografia não vinha,
era sinal que estava vivo. Mas pra onde fora o compadre?
Passados que foram uns 30 dias lá apareceu, arrastando a bengalinha e
com ar lavado de boa disposição...
- Câ aconteceu a vomecê que esteve tanto tempo sem apareceri?
- Estive na Pensão do Maragata, que é a prisão de Beja como vomecês
bem sabem...
- Na Cadeia? Por que motivo?
- Nâ foi de passeio, nâ senhor, foi memo no xelindró, lá dentro na
masmorra, fechado com aquelas grandes chavonas, se calhar com medo que
eu fugisse...
- Vomecês conhecem a Maria Catarina, aquela loiraça boazona comó
milho, da padaria que eu vou de vez em quando comprar um panito?
- Claro que conheço, disse um deles - atão até tenho a vista deste
lado mais cansada de tanto olhar prás pernas da gaja... então e daí?
- Bem, atão ná é que a magana foi à Polícia e denunciou-me por lhe ter
saltado prá espinha, com as modernices d' agora dizem que é
violação sexual ? ...e eu, cá com meus 89 anitos, fui ao Tribunal com
dois GNRs e lá eu disse muito contente que era CULPADO!
-Atão ná é que a porra do Juiz me condenou a 30 dias de cana por
falso testemunho ?