domingo, julho 18, 2010

II ENCONTRO DE VIOLAS DE ARAME - AÇORES

.
JÁ AQUI DEI FÉ DO ENCONTRO QUE TEVE
LUGAR NA ILHA DE SÃO MIGUEL NOS
AÇORES, E QUE FOI O SUCEDÂNIO DO
PRIMEIRO, REALIZADO EM CASTRO VERDE,
EM SETEMBRO DE 2009.

Depois do êxito que teve o Encontro de Castro Verde, só se pooderia pensar na obrigatoriedade de não se parar,de haver continuidade neste tipo de evento.
Concretizou-se agora em Ponta Delgada e na Ribeira Quente, na lindissima ilha de São Miguel dos Açores.Que pena tive não ter lá estado.

Além dos titulares das violas de arame presentes aquando da reunião de Castro Verde, esteve desta vez também o Chico Lobo, do Brasil, e a sua viola caipira.


Desta vez os 4 tocadores de violas de arame aceitaram o convite do açoriano Rafael Carvalho e do Conservatório Regional de Ponta Delgada e apresentarem-se na ilha de São Miguel: Pedro Mestre e a sua campaniça, Vítor Sardinha e a viola de arames da Madeira, José Barros com a braguesa, Chico Lobo e a viola caipira brasileira .

Tal como acontecera do I Encontro ,quando a convite de Pedro Mestre, todos os tocadores tiveram ocasição de mostrar,explicar e tocar a sua viola, trocando ideias e experiêcias, também desta vez assim conteceu

Os tocadores começaram por dar uma conferência no Conservatório em Ponta Delgada, com intervenções muito interessantes de José Barros e de Chico Lobo, a que se seguiu um espectáculo memorável na Baía das Portas do Mar em Ponta Delgada.



No dia seguinte na Igreja de São Paulo,na localidade lindissima da Ribeira Quente, voltaram os tocadores a actuar



juntado a "viola da terra" dos Açores, à" braguesa", à alentejana "campaniça", à brasileira de Minas Gerais a "caipira", e à viola de arame da Madeira.



Aqui o grupo todos de tocadores e dos alunos nda Escola de Violas de Arame da Ribeira Quente do OPriofessor Rafael Carvalho participantes do espectáculo, que ficará parea sempre na memória dos que tiveram o privilégio de assistir ,quer na Igraja,quer através da transmissão via net.