quarta-feira, julho 14, 2010

O NOSSO BLOGUE ESTEVE EM ALBERNOA, NO 2º.FESTIVAL DE MÚSICA TRADICIONAL PORTUGUESA

.
ALBERNOA ESMEROU-SE E APRESENTOU
UM EVENTO DE QUALIDADE, A SEGUNDA
EDIÇÃO DO FESTIVAL DE MÚSICA
TRADICIONAL PORTUGUESA
.

Estive em Albernoa, e aqui vou mostrar o que vi e ouvi. O espectáculo e o ambiente que lá se viveu, garanto, valeu a pena.

O nosso blogue existe para que os alentejanos e os que não são, disfrutem o que de qualidade se faz aqui, na Planicie dourada.

Conheci pessoalmente o Pedro Jonnas, neste dia do Festival, atarefado com os detalhes da organização, mas com tempo para termos podido trocar algumas palavras.

Encontrei também dois amigos que tem tido enorme resposabilidade no fomento do cante alentejano: o Paulo Madureira, agora à frente de "As douradas Espigas" de Albernoa" , grupo acabado de formar , de quem é o ensaidor, e o Paulo Colaço, que além de professor de viola campaniça e de cante alentejano nas escolas, ensaia agora dois dos grupos também presentes neste festival- "As rosinhas" de Santa Clara de Louredo e as" Ceifeiras de Entradas"

Com muitos como eles, decerto seria ainda mais risonho o futuro do cante alentejano.


Estava uma tarde de muito calor, a rondar os 40 .

O recinto do Festival, mesmo com tantos graus, apresentava-se composto ,quando os grupos corais iniciaram, com o tradicional desfile, as suas actuações.

Coube ao grupo da casa "AS DOURADAS ESPIGAS" DE ALBERNOA, iniciar o desfile, cantando:




aplaudidas e acarinhas percorreram o caminho até ao palco enfrentado quase 40 graus de temperatura

As CEIFEIRAS DE ENTRADAS desfilaram de seguida



a que se seguiu o novo grupo coral AS ROSINHAS DE SANTA CLARA DE LOUREDO





A fechar o desfile este o grupo VOZES DE CASEVEL





Concluida esta fase, e enquanto as pessoas iam passando pelo bar, para matar a sede e aliviar-se do calôr, passou-se à actuação dos grupos em palco.







As primeiras a actuar no palco do recinto do Festival foram as DOURADAS ESPIGAS,aqui a receber as ultimas recomendações do seu ensaiador


No palco as DOURADAS ESPIGAS apresentadas pelo seu ensaiador PAULO MADUREIRA



deram inicio à 2ª.parte do Programa





As CEIFEIRAS DE ENTRADAS , agora ensaiadas pelo Paulo Colaço, cantaram e uma vez mais encantaram



tendo sido, antes de abandonarem o palco, muito elogiadas pelo seu primeiro ensaiador Paulo Madureira, que , convidado pelo Paulo Colaço a subir ao palco na qualidade de seu antecessor, não foi parco em adjectivos para se referir ao grupo que ajudou a criar.
-PAULO MADUREIRA:"E para terminar quero dizer-lhes que elas (as Ceifeiras) têm muito charme"




O Paulo Colaço voltaria ao palco para apresentar o outro grupo de que é criador e ensaiador, as ROSINHAS de SANTA CLARA DE LOUREDO


Este grupo feminino, sendo o de mais recente criação, apresenta um naipe de vozes de grande qualidade, deixou uma óptima impressão e generosos aplausos dos presente.



e a atenção tutelar do Paulo.

Por falha técnica não foi possivel captar imagens da actuação em palco das VOZES DE CASEVEL, que serão compensados na crónica que está a ser preparada sobre o Festival do Caracol de Alcarias , onde então foi registada a sua actuação.

Pelo mesmo motivo a actuação dos alunos de viola campaniça de Paulo Colaço não pôde ser captada, deixando porém aqui uma foto colhido quando ainda ensaiavam.

Foi muito bom ter estado entre gente boa neste Festival de Musica Tradicional de Albernoa.
Fiquei cliente.