terça-feira, janeiro 18, 2011

ÀMANHÃ, EM CASTRO VERDE, HÁ "CINEMA ÀS QUARTAS"

.
NO FORUM MUNICIPAL, NUMA PEQUENA
SALA-ESTÚDIO MUITO ACOLHEDORA,
VAI PASSAR MAIS UM FILME DE
QUALIDADE, NA SENDA DOS QUE TÊM
SIDO VISTOS ÀS QUARTAS FEIRAS
EM CASTRO VERDE.

O FILME DE AMANHÃ É "TONY MANERO" um filme do realizador PABLO LARRAIN.



Tony Manero
País:Chile Ano: 2008
Género:Drama Duração: 97m

Realizador:Pablo Larraín Interpretação:Alfredo Castro ), Amparo Noguera , Héctor Morales, Paola Lattus Argumento:Alfredo Castro , Mateo Iribarren



No Chile dos anos 70, debaixo de ditadura, um jovem obcecado por Tony Manero e sua coreografia em "FEBRE DE SÁBADO À NOITE" tenta, a todo custo, vencer um concurso de imitadores do personagem de John Travolta. O que esqueceram de dizer, e aí é que a coisa fica interessante, é que o protagonista tem hábitos bem incomuns. Trata-se de um serial killer!

Pablo Larrain assina a realização de Tony Manero (co-produção brasileira), seu segundo longa, e mantém o clima soturno, mórbido e imprevisível do primeiro trabalho. Com um roteiro eficiente em mãos, filma com naturalidade um Chile esquecido e miserável, onde é preciso se apegar a qualquer fio de esperança. Raúl Peralta (o excelente Alfredo Castro), o imitador de John Travolta em questão, é feio, sujo e mal vestido. Vive em uma espécie de cortiço, que abriga, no andar de baixo, um restaurante. Ao lado de outros aspirantes a dançarinos, coreografa números para serem apresentados no recinto, objetivando atingir um estrelato que parece muito distante.

A linha psicológica de todos os outros personagens que fazem parte da história também é muito bem trabalhada. O realizador não poupa o espectador de experimentar o efeito da dura realidade imposta pelo governo opressor de Pinochet nas camadas mais baixas da sociedade chilena. As cenas de sexo são frias, intensas e violentas. Não há corpos bonitos e nem plasticidade alguma. Há também certa dose de escatologia perfeitamente enquadrada pela câmera. Os assassinatos são cruéis, diretos, sem precisar mostrar muita coisa.

Um filme denso, escuro, porém de muita qualidade"!