quinta-feira, janeiro 27, 2011

ESTA NOITE ,VEM DE SERPA, O GRUPO CONVIDADO DO "PATRIMÓNIO" DA RÁDIO CASTRENSE

.


DE SERPA VEIO O GRUPO CORAL E
INSTRUMENTAL "TRIGO ROXO", QUE
É O CONVIDADO DO "PATRIMÓNIO"
DA RÁDIO CASTRENSE.



Como de costume podes ouvir o Grupo e também a D.Aldegundes, a D.Maria Inácia, o senhor Florêncio e outros, sintonizando 93.0. ou via internet:
www.radiocastrense.net



" Trigo Roxo " assim se chama o agrupamento musical. Cada um dá ao trigo a cor que quer. Neste caso foi-lhe dada a cor dos lirios. Todavia,mesmo roxo, o trigo é sempre trigo, palavra que emociona qualquer alentejano. O termo carrega em si o mais sentido da alma do sul: o sufrimento das suas gentes camponesas, a sobrevivência, a revolta, a emigração, o grito da liberdade, o desejo de regresso."

Os cantes e música do " Trigo Roxo "consevaram a lembrançade tudo isso, instituindo-se como uma bandeira do Alentejo que os seus fundadores quiseram levar a toda a parte. O mestre Zé Gato, Vicente Cachopo, Francisco Pais, António Pacheco Afonso, (infelizmente já falecidos) e o ainda vivo Jaime Bentes sempre tiveram um forte comprometimento com a região, por isso quiseram honrar reproduzindo os seus sons, bebidos na fonte.


Os criadores partiram, mas a semente caiu em boa terra. Recuperando a herança de que muito se orgulham, novas vozes voltam a entoar no " Trigo Roxo " o mesmo hino à planície que envolve Serpa, agradecendo ao seu povo heróico o património musical que deixou e que aqui se reproduz.

São 10 os cantadores do grupo, 6 de Serpa, 1 de Moura, 1 da Salvada, 1 de Évora e 1 de Vale de Vargo.

E neste momento estão no "Património".
Liga ou acessa já