terça-feira, fevereiro 15, 2011

amanhã, há "CINEMA ÀS QUARTAS" em Castro Verde

.
AMANHÃ, CASTRO VERDE VAI SER
PRESENTEADO COM UM GRANDE FIL-
ME DE ABBAS KIAROSTAMI, O SEU
"SHIRIN".

O local é o habitual - no Forum Municipal pelas 21,30



O Filme "Shirin", do realizador iraniano Abbas Kiarostami, é considerado pelos entendidos, uma verdadeira homenagem à sétima arte

O realizador iraniano Abbas Kiarostami apresentou em Veneza,no ultimo Verão, extra-concurso, a película "Shirin", baseada num conto medieval e que é uma homenagem ao cinema "tecida" através dos rostos silenciosos de 113 actrizes.



Kiarostami, que em 1997 ganhou uma Palma de Ouro em Cannes descrevendo a vida através de quem não queria vivê-la, em "O sabor das cerejas", fá-lo agora através de quem a representa: 112 actrizes iranianas e uma francesa, Juliette Binoche.

Sentadas numa sala de cinema, sem pronunciar uma palavra, as 113 mulheres "explodem" de emoção ante o contraste entre o seu raio de acção vital e as possibilidades infinitas que lhes revela a sétima arte.

"Sempre me fascinou o público, mesmo num jogo de futebol. Sem espectadores não há espectáculo. Entram no cinema juntos, mas vêem a película separados e cada um deles tem uma visão diferente na sua cabeça", explicou o realizador.

"Shirin", baseada num relato popular iraniano com mais de 800 anos, nasce de dois trabalhos anteriores do realizador: uma obra de teatro religioso que pôs em cena em Roma em 2004 - e que misturou com cenas dos seus filmes - e a curta-metragem que filmou para celebrar o sexagésimo aniversário do Festival de Cannes no projecto colectivo "Chacun son cinèma".