quinta-feira, fevereiro 03, 2011

terras alentejanas - RELÍQUIAS

.
O NOSSO BLOGUE ESTÁ ATENTO TODAS
AS 5ª.FEIRAS AO "PATRIMÓNIO" DA
RÁDIO CASTRENSE.

Para além dos grupos ou poetas que são convidados , cada 5ª.feira, a mais valia do programa está no contacto directo e ao vivo dos ouvintes, que fazem a verdadeira animação da noite, com as suas adivinhas, os seus poemas populares, as suas estórias de vida.

Uma das ouvintes que sempre telefona é a Dona Inácia das Relíquias.
Sempre com as suas adivinhas cabeludas, as suas estórias, a sua forma deliciosa de pôr as questões .

Curioso,hoje decidi-me a procurar elementos sobre Reliquias, a terra da senhora que tanto participa no programa, e aqui vai o que encontrei:

Freguesia de Relíquias

População: 1108 habitantes
Área: 120,113 km2

História

Segundo as fontes históricas disponíveis, a freguesia de Relíquias terá sido constituída na segunda metade do século XVI, em consequência da reorganização religiosa do País.
A aldeia cresceu à volta da igreja, que provavelmente assente sobre um povoado de origem bem mais antiga.
Nossa Senhora das Relíquias, ou Nossa Senhora da Assunção, é a padroeira da aldeia, que lhe dá o nome.
A freguesia de Relíquias marca a mudança de paisagem, da planície para a serra, sendo uma freguesia serrana. À freguesia pertencem diversas povoações como Vale Ferro, Ribeira do Salto, Monte da Estrada, Pereiro Grande, Cabaços, Vale de Água, Totenique e Juncalinho.
A população encontra ocupação na agricultura, pecuária, produção florestal, extracção de cortiça, construção civil e comércio.
A feira anual de Relíquias realiza-se no segundo domingo de Agosto e no Vale Ferro, a 9 de Outubro. Nossa Senhora de Relíquias é celebrada na festa religiosa de 15 de Agosto. Esta freguesia é também conhecida pelos seus mastros, festas que costumam animar o Verão no Vale Ferro e Pereiro Grande.
A aldeia estende-se desde o alto de uma pequena elevação, onde se encontra a igreja matriz (ou igreja de Nossa Sr.ª da Assunção) e encaixa-se pelo vale, apresentando ruas estreitas, de paredes caiadas e flores a adornar.


O alto do Cerro da Moita de Cima, a uns cinco quilómetros da aldeia, constitui um excelente miradouro, de onde se avista não só grande parte da freguesia de Relíquias, como também das freguesias limítrofes.
Ao nível associativo, a freguesia de Relíquias conta com o Grupo Desportivo e Recreativo de Relíquias e o Clube de Caça e Pesca de Relíquias.
Ano da fundação: Fontes históricas indicam que terá sido fundada na segunda metade do século XVI

Economia: Agricultura, pecuária, produção florestal, extracção de cortiça, construção civil e comércio

Localidades: Vale Ferro, Ribeira do Salto, Monte da Estrada, Pereiro Grande, Cabaços, Vale de Água, Totenique e Juncalinho

Padroeira: Nossa Senhora das Relíquias, também conhecida por Nossa Senhora da Assunção, homenageada a 15 de Agosto

Feiras, festas e romarias:

2º domingo de Agosto – Feira Anual de Relíquias
15 de Agosto – Festa Religiosa
2º domingo de Outubro – Feira Anual de Vale Ferro


Associativismo: Grupo Desportivo e Recreativo de Relíquias; Clube de Caça e Pesca de Relíquias

Curiosidades: O alto do Cerro da Moita de Cima, a uns 5 km da aldeia, constitui um excelente miradouro, de onde se avista não só grande parte da freguesia de Relíquias, como também das freguesias limítrofes.

Igreja de Nossa Senhora da Assunção: A sua construção data provavelmente do séc.XVI, sendo que o altar de talha dourada e policromada, bem como a fachada principal são já do séc.XVIII. A última intervenção de recuperação do edifício ocorreu em 1980. É um exemplar de arquitectura religiosa de tipologia manuelina, barroca, vernácula que pertenceu à Ordem de Santiago. Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais