sexta-feira, fevereiro 18, 2011

AS CANTADEIRAS DA ALMA ALENTEJANA, VÃO ACTUAR AMANHÃ EM QUELUZ

.
AMANHÃ PELAS 21,45, EM QUELUZ
VÃO ACTUr AS CANTADEIRAS DA
ALMA ALENTEJANA NA APROXIMARTE




sábado, 19 de fevereiro · 21:30 - 23:30

Sobre o espectáculo diz-nos o amigo Luis Moisão, ensaiador e dirigente das Cantadeiras da Alma Alentejana:

"CONVITE
Cantadeiras Alma Alentejana

Sábado dia 19 de Fevereiro, pelas 21,45h, o Alentejo vai invadir a AproximArte! Através das inesquecíveis vozes das Cantadeiras e das letras que tão bem descrevem o Alentejo, propomos uma noite bem portuguesa, no ambiente familiar e fraterno do costume.
...

A APROXIMARTE fica na Rua Dr.Joaquim Eleutério Gaspar Gomes, nº. 35 - Queluz.

A AproximArte nasceu em Queluz, fruto da congregação de esforços de um grupo de artistas profissionais com objectivos bem definidos: privilegiar o trabalho artístico multidisciplinar dirigido aos mais jovens, proporcionando-lhes formação artística de qualidade. Queremos contribuir para o incentivo à criação artística e para o desenvolvimento da actividade cultural, de forma a criar públicos mais interessados e críticos. Acreditamos que uma vivência regular com as artes, em detrimento de contactos meramente pontuais, poderá possibilitar a diversificação de escolhas da criança, torná-la mais autónoma e confiante e dotá-la de consciência crítica. Sabemos também que a aproximação às artes diminui a exclusão social, capacita as crianças nas áreas de arte e cultura, discutindo a cidadania, criando diversos produtos culturais e artísticos, individuais ou em grupos, apresentando caminhos e valorizando a identidade cultural da comunidade.
Abrimos em Setembro o nosso espaço, a Oficina das Artes, onde desenvolvemos trabalho artístico com os mais diversos públicos.

A AproximArte assume-se ainda como entidade defensora dos direitos profissionais e sociais dos artistas, promovendo o respeito pela profissão artística, a dignificação da cultura e das artes.

Plano de Actuação prevista da Cantadeiras:


Parte I: (cerca 20 min.)
Poema: «Partiram» - Ermelinda
1) O Alentejo não tem fim – Censa/Bia/Fátima A./Luísa
2) Rumo ao Sul – Fátima M.
3) Chegaste ao Alentejo – Luísa
4) O Cante da Mulher Alentejana – Fátima M./Luísa

Pausa (Fátima M. e Luís - Ensaiador): (cerca 15 min.)
1) Olha Lá tu ó Poeta
2) Trago o Alentejo na voz
3) Meus Senhores eu venho à Praça

Parte II: (cerca 25 min.)
5) Estava dormindo acordei – Bia
6) Ai de mim tanta Laranja – Censa e Luísa
7) Terra Mãe do bom coração – Fátima A.
Poema: «Alqueva» - Ermelinda
8) Ó Alqueva – Fátima A.

Parte III (cerca 45 min.):
- Único: Instrumental «Os Maraus»

Nota: Nas nossas actuações as Cantadeiras procuram sempre oferecer para despedida, uma parte mais animada, instrumental, fazendo uso do que na altura dispomos e que é sempre diferente. No caso presente é outra «estreia», que estamos certos a todos irá agradar. A ideia é, após uma breve introdução deste Grupo (vozes muito jovens, sendo as principais entre os 5 e os 10 anos), conseguir colocar todos os presentes a cantar, como final de um Serão Alentejano, que queremos bem animado, pois só assim…
O Alentejo não tem fim!
"