terça-feira, fevereiro 22, 2011

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA, na CASA DO ALENTEJO

NESTE ULTIMO DOMINGO OS "ALENTEJANOS
DO FACEBOOK" ORGANIZARAM UMA EXPOSI-
ÇÃO DE FOTOGRÁFIA NA CASA DO ALENTEJO
EM LISBOA




Foi mais que uma Exposição de fotografia.
Foi um encontro de alentejanos que se "conhecem" no Facebook, isto é, que utilizam esta rede social para estabelecer uma roda de amigos com o ADN alentejano,seja ele de sangue,seja de adesão à forma de ser e estar dos nascidos na planície dourada.

Existem já na net, no Faceboook, vários grupos de alentejanos, o que é salutar e sinal da força da alentejanidade.
O primeiro onde comecei a participar foi o ALENTEJO-TERRA E GENTE, que já atingiu 5 mil membros, e onde se têm trocado memórias da tradição e ideias de futuro muito interessantes.

O encontro que se realizou no Domingo foi organizado por outro grupo, o chamado ALENTEJANOS NO FACEBOOK, e que teve uma resposta muito positiva,com uma adesão maciça, numa tarde muito bem passada na Casa do Alentejo.

Como disse ,o encontro foi muito prazeiroso, com as pessoas a contactarem-se umas às outras, ao vivo, pois muitos só se conheciam pelas fotos e palavras, no facebook.
Estabeleceram-se novos laços, renovaram-se antigos conhecimentos, falou-se sobretudo do Alentejo.

As fotografias da Exposição alinhadas nas paredes, lembravam-nos as paisagens,as pessoas, as casas e as coisas da terra alentejana












Não houve qualquer classificação, mas sim e só, um tratamento igual para todas as obras apresentadas, e que haviam sido enviadas pelos integrantes do grupo.

Numa breve alocução , o mentor da iniciativa, Luis Milhano deu as boas vindas a


a todos,historiou o surgimento deste projecto



falou dos apoios e da equipa, convidou todos a curtir o momento, a conviver.

.

Para além do convivio, da troca de afectos, o momento forte da tarde, foi a actuação


do Grupo das Cantadeiras da Alma Alentejana, apresentado pelo seu entusiasta ensaiador , o nosso amigo Luis Moisão:



que a todos encantaram com a qualidade das suas vozes e temas cantados.




Depois, bem, depois foi o convivio, todos conversando com todos,como se há muito tempo se conhecessem, como aliás é apanágio e marca d'água dos alentejanos.













O éxito do encontro ficou a dever-se ao excelente trabalho organizativo do criador do grupo,Luis Milhano e dos seus administradores , Maria Filomena Barata e João Simas e dos membros du júri da Exposição :Daniel Casado,Domingos Xarepe e Umbelina Fresco, a quem o nosso blogue endereça saudações alentejanas, e os parabens pelo êxito da iniciativa.